Munique comemora: Antiga sinagoga brilha após extensa restauração!
Em 15 de setembro de 2025, a antiga sinagoga na Reichenbachstrasse, em Munique, será reaberta cerimoniosamente após obras de restauração.

Munique comemora: Antiga sinagoga brilha após extensa restauração!
Hoje, 15 de setembro de 2025, chegou a hora: a antiga sinagoga da Reichenbachstrasse de Munique celebra a sua reabertura cerimonial. Esta sinagoga Bauhaus, construída em 1931 pelo arquiteto Gustav Meyerstein no estilo da Nova Objetividade, finalmente brilha novamente no esplendor de suas origens históricas após anos de trabalhos de restauração.
A cerimônia noturna será particularmente proeminente, com a presença de convidados de alto escalão, como o chanceler Friedrich Merz (CDU), o primeiro-ministro da Baviera, Markus Söder (CSU) e o prefeito de Munique, Dieter Reiter (SPD). Charlotte Knobloch, Presidente da Comunidade Judaica de Munique (IKG), também estará entre os palestrantes principais. Os visitantes poderão contar com o acompanhamento musical do pianista Igor Levit. Também estará presente o filho do arquiteto, Emanuel Meyerstein, o que reforça a ligação emocional ao local histórico.
História da sinagoga
A antiga sinagoga principal de Munique desempenhou um papel central na vida religiosa judaica da cidade até 2006, quando a nova sinagoga principal de Munique, Ohel Jakob, foi inaugurada na St.-Jakobs-Platz. Desde então, a sinagoga da Reichenbachstraße está vazia e exposta à decadência. Nesta situação crítica, Rachel Salamander fundou a “Synagoge Reichenbachstraße e. V.” associação em 2013, juntamente com o advogado Ron Jakubowicz. O objetivo era preservar o edifício como um importante testemunho da história judaica em Munique e restaurá-lo à sua forma original. O simbolismo desta restauração é grande: representa a sobrevivência e o renascimento da cultura e da história judaica na Alemanha.
A restauração custou 12,6 milhões de euros, com a cidade de Munique, o Estado Livre da Baviera e o governo federal fornecendo, cada um, 30% do financiamento. A associação é responsável pelos restantes 10 por cento, que foram arrecadados através de doações privadas. Este esforço colectivo mostra que a comunidade judaica e a cidade de Munique têm um forte interesse em trazer a vida judaica de volta a este lugar histórico.
Perspectivas futuras
Com a reabertura, a sinagoga servirá não apenas para cultos, mas também como local para celebrações religiosas, como casamentos e bar (e bat) mitzvahs. Além disso, serão realizadas atividades educacionais e culturais para manter viva a cultura e a história judaica e aproximá-la de um público mais amplo. Isso enfatiza o importante papel da sinagoga como centro cultural e histórico.
Cada vez mais pessoas reconhecem a importância da arquitetura judaica na Alemanha. A proteção de monumentos para tais edifícios é vista como essencial para a conscientização da história judaica. Dr. Josef Schuster, Presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, enfatiza que os edifícios judaicos restaurados podem criar uma identidade importante não apenas para as gerações atuais, mas também para as futuras.
A reabertura da sinagoga na Reichenbachstrasse é, portanto, mais do que um simples acontecimento; é um sinal de reconstrução, de esperança e de renovação cultural numa cidade que quer enfrentar a sua história e ao mesmo tempo olhar para frente.
Para mais informações você pode ler os relatórios General judeu, o Sinagoga de Reichenbach, bem como declarações sobre a cultura de construção judaica Monumentos on-line leia.