Trem regional encalhado em Berg am Laim: 200 passageiros evacuados!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 10 de junho de 2025, houve danos à linha aérea perto de Berg am Laim, que evacuou 200 passageiros de um trem regional.

Am 10. Juni 2025 kam es bei Berg am Laim zu einem Oberleitungsschaden, der 200 Fahrgäste einer Regionalbahn evakuierte.
Em 10 de junho de 2025, houve danos à linha aérea perto de Berg am Laim, que evacuou 200 passageiros de um trem regional.

Trem regional encalhado em Berg am Laim: 200 passageiros evacuados!

É uma terça-feira comum em Munique e ainda assim um incidente mantém a cidade em suspense. Em 10 de junho de 2025 por volta das 12h. houve danos na catenária em Berg am Laim, o que forçou a paralisação de um trem regional a caminho de Kufstein. Cerca de 200 passageiros estavam a bordo no momento e tiveram que se preparar para imprevistos. O pantógrafo do trem teve problemas significativos devido aos danos, fazendo com que os passageiros não pudessem simplesmente continuar a viagem.

Não só o gestor de emergências da Deutsche Bahn estava de plantão para dar o alarme, mas também a Regiobahn da Baviera, a polícia federal, o quartel-general da polícia de Munique e o corpo de bombeiros. Juntos, eles rapidamente conseguiram controlar a situação crítica. Os passageiros foram evacuados usando escadas presas ao trem para trazê-los com segurança para a vizinha Hermann-Weinhauser-Straße. Os viajantes estressados ​​tiveram que escalar os trilhos do trem, o que tornou a situação ainda mais tensa. Para facilitar o retorno à cidade, foi indicada uma parada de bonde próxima para que os passageiros pudessem viajar o mais rápido possível enquanto a linha ferroviária entre Munique Ostbahnhof e Grafing estava fechada. [stadtmagazin-muenchen24] relata que também foi criado um serviço ferroviário substituto para garantir a mobilidade dos passageiros.

Interrupções no tráfego de trens

O impacto do incidente foi de longo alcance. Vários trens regionais que viajavam para Salzburgo e Kufstein foram cancelados. Os trens de longa distância também tiveram que enfrentar atrasos de até 20 minutos porque foram redirecionados através dos trilhos da estação de carga. Isto era bastante irritante para muitos viajantes, até porque o destino original agora tinha que considerar opções de viagem para lugares mais distantes [tz].

A causa dos danos à linha aérea inicialmente permaneceu obscura; No entanto, a Deutsche Bahn anunciou que os reparos necessários provavelmente deveriam ser concluídos à noite. Já existem vozes críticas no público sobre a gestão de emergências da Deutsche Bahn. É repetidamente criticado que há dificuldades durante as evacuações e que a abordagem é por vezes desorganizada. Num caso recente, o gestor de emergência muitas vezes só chegava ao local depois de mais de 30 minutos, embora não devesse ser assim que as coisas eram [merkur].

Uma estatística interessante mostra a frequência com que tal incidente ocorre: com cerca de 39.000 comboios por dia, cerca de 1,56 - quase 47 - comboios por mês têm de ser evacuados na rota aberta. Para fazer isso, as equipes de resgate geralmente precisam chegar rapidamente ao local. No entanto, os tempos de evacuação são muitas vezes longos e problemas de ventilação enquanto o comboio está parado podem levar a condições perigosas que recebem pouca atenção do público.

Se olharmos agora para as experiências dos últimos incidentes, há definitivamente espaço para melhorias na gestão de emergências. Resta esperar que a Deutsche Bahn leve as críticas a sério e trabalhe numa melhor organização, a fim de evitar tais emergências no futuro. Os pais com filhos pequenos, viajantes mais velhos ou passageiros com problemas de saúde são frequentemente particularmente sensíveis em tais situações - há definitivamente ainda muito potencial para melhorias.