Música clássica na Odeonsplatz: estrelas, quebra-cabeças e um concerto cobiçado!
Música clássica na Odeonsplatz 2025: Apresentações de primeira classe com BRSO e Filarmônica de Munique, transmissão ao vivo e convidados proeminentes.

Música clássica na Odeonsplatz: estrelas, quebra-cabeças e um concerto cobiçado!
No próximo fim de semana é hora de novo: um festival de sons clássicos aguarda os amantes da música na Odeonsplatz. Klassik am Odeonsplatz, este evento clássico de primeira classe na Alemanha, cativa milhares de visitantes todos os anos. Como o Jornal do sul da Alemanha relatórios, haverá alguns destaques especiais este ano que os visitantes podem esperar.
Lisa Katharina Strohmeier resolveu recentemente três quebra-cabeças no BR Klassik Lounge e agora está ansiosa pelos dois ingressos que ganhou. Ela está particularmente entusiasmada com a diversidade musical do programa deste ano, incluindo obras de Sergei Prokofiev e Richard Strauss. Resta saber se ela poderá assistir ao vivo as apresentações de Daniil Trifonov, que toca o Terceiro Concerto para Piano de Prokofiev no sábado.
Uma nova estrutura para boa música
O evento, que acontece desde 2000 – com interrupções em 2001 e 2020 – acontecerá este ano em um palco em arco recém-instalado. Mas a alegria com as inovações é um pouco atenuada porque, devido às obras de renovação no Feldherrnhalle, há 1.000 vagas disponíveis a menos do que nos anos anteriores. Isso significa que apenas 7.000 ingressos estão disponíveis por noite este ano. Apesar desta restrição, os ingressos já estavam esgotados em janeiro.
A diretora da BR, Katja Wildermuth, também dará as boas-vindas a Charlotte Knobloch, presidente da Comunidade Judaica de Munique e Alta Baviera, na abertura. O evento de sábado contará com a Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera, enquanto no domingo a Orquestra Filarmônica de Munique tocará sob a direção de Franz Welser-Möst. Ele também rege sua própria versão de uma suíte para “Rosenkavalier” de Richard Strauss. Como o Site BRSO acrescentou, o novo conselheiro cultural de Munique, Marek Wiechers, também estará entre os convidados de honra e expressará seu entusiasmo pelo evento.
Obras-primas artísticas
Outro destaque do evento é a aparição no domingo de Lisa Batiashvili, que interpretará o Concerto para Violino de Beethoven. Daniil Trifonov já tocou no Klassik am Odeonsplatz em 2016 e 2019 e sempre mostra o seu melhor lado no palco. Sir Simon Rattle, responsável pela programação deste ano, selecionou até alguns trechos da Walküre de Wagner, que certamente serão uma lufada de ar fresco. Em entrevista, Johannes Brahms destacou que “coisas maravilhosas” serão realizadas nesta seleção.
O clima está no seu melhor este ano - em contraste com o ano passado, quando tempestades e chuvas afetaram o desempenho. Esta previsão meteorológica positiva pode fazer com que muitos amantes da música não tenham ingresso após o evento via transmissão ao vivo. Como o Site em Munique destaques, a apresentação será transmitida ao vivo no YouTube, e as posteriores gravações de TV poderão ser assistidas no BR e 3sat.
A música clássica na Odeonsplatz não só continua a ser um destaque na vida cultural de Munique, mas também atrai mais de 8.000 visitantes que querem experimentar a diversidade musical desta cidade. Seja em grandes concertos ou em salas mais pequenas, uma programação diversificada está garantida.
Portanto, pode-se dizer que há muita oferta na Odeonsplatz no próximo fim de semana e todos que conseguiram um ingresso podem esperar um grande evento musical.