Revolução em Freising: marca-passo sem fio melhora o tratamento

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Großhadern, os pacemakers sem fios estão a ser utilizados com sucesso, minimizando o risco de infecção e reduzindo complicações.

In Großhadern wird kabelloser Herzschrittmacher erfolgreich eingesetzt, der Infektionsrisiken minimiert und Komplikationen reduziert.
Em Großhadern, os pacemakers sem fios estão a ser utilizados com sucesso, minimizando o risco de infecção e reduzindo complicações.

Revolução em Freising: marca-passo sem fio melhora o tratamento

A Clínica Freising está estabelecendo um novo padrão na terapia com marcapasso. Em 4 de junho de 2025, um marcapasso sem fio de última geração foi implantado com sucesso via cateter. Isto faz do departamento de cardiologia da clínica um dos primeiros departamentos na Alta Baviera a oferecer esta tecnologia inovadora. O uso de marca-passos sem fio é considerado um avanço significativo, pois consistem em uma cápsula compacta, sem sondas e bolsas de marca-passo, o que reduz significativamente o risco de complicações. Pacientes com risco aumentado de infecção se beneficiam particularmente com isso – seja devido à inflamação das válvulas cardíacas ou à demência, relata Mercúrio.

Os marcapassos convencionais funcionam com dois eletrodos, o que muitas vezes pode causar infecções. Em vez disso, o novo marca-passo sem fio é preso ao septo cardíaco com uma rosca e inserido suavemente. Dr. Stefan Borov, cardiologista e eletrofisiologista, realizou o primeiro procedimento em Freising e agora está disponível para acompanhar os pacientes. A partir de agora, apenas estes dispositivos sem fios deverão ser utilizados por pacientes que estejam claramente em risco.

Vantagens da tecnologia sem fio

As vantagens dos marcapassos sem fio não podem ser ignoradas. São menores que as variantes convencionais e têm vida útil de até 17 anos. Eles também podem ser facilmente removidos e alterados. A possibilidade de implantar o dispositivo diretamente no coração oferece uma nova dimensão no tratamento das arritmias cardíacas, que afetam numerosos pacientes todos os anos Hospital Universitário de Freiburg relatado. Um dispositivo semelhante já foi usado lá e é muito procurado.

Particularmente interessante é o desenvolvimento de um marca-passo sem fio de câmara dupla, que está atualmente em fase de testes clínicos. Este novo tipo de marcapasso é implantado no ventrículo direito e no átrio direito e pode se comunicar sem fio. Esta inovação mundial, desenvolvida pelo fabricante Abbott, poderá encontrar uma aplicação mais ampla graças ao seu design único, embora atualmente só seja aprovada para certas arritmias, como herzmedizin.de descreve.

Um olhar para o futuro

Dado o crescente número de pacientes que sofrem de arritmias cardíacas, os avanços na tecnologia dos marcapassos são de grande importância. A capacidade de usar dispositivos sem fio modernos poderia não apenas melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas, mas também revolucionar a forma como as doenças cardíacas são tratadas. Isto abre um capítulo emocionante no atendimento cardiológico na Clínica Freising, que promete esperança para muitos pacientes.