Tenha cuidado, falso policial! É assim que Munique se protege de fraudadores

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Blumenau houve uma fraude de falsos policiais. Um homem com mais de 70 anos foi enganado em vários milhares de euros.

In Blumenau kam es zu einem Betrug durch falsche Polizeibeamte. Ein über 70-Jähriger wurde um mehrere Tausend Euro betrogen.
Em Blumenau houve uma fraude de falsos policiais. Um homem com mais de 70 anos foi enganado em vários milhares de euros.

Tenha cuidado, falso policial! É assim que Munique se protege de fraudadores

Um descarado caso de fraude ocorreu em Blumenau, em Munique, na noite de 17 de julho de 2025, em que um homem com mais de 70 anos foi alvo de um “falso policial”. Pessoas desconhecidas se passaram por policiais ao telefone e alegaram que o idoso tinha dinheiro falso. Pediram-lhe que apresentasse os números de série das suas notas para verificar a sua autenticidade. Isso deveria levar a uma reunião em que o perpetrador queria invadir o apartamento da vítima para verificar o dinheiro.

Quando o alegado autor do crime chegou, por volta das 19h30, exigiu vários milhares de euros em dinheiro. No entanto, a vítima recusou-se a entregar o dinheiro. O criminoso então roubou o dinheiro do homem e fugiu. O incidente foi comunicado à polícia através do número de emergência 110, que iniciou buscas imediatas, mas até agora não conseguiu encontrar qualquer prova do autor do crime.

Concentre-se em golpes

Este método de fraude, em que os perpetradores se passam por agentes da polícia, não é novo. Alto Centro de aconselhamento policial É um golpe comum em que criminosos fingem ser policiais por telefone e afirmam que os ladrões têm como alvo as economias dos idosos. Muitas vezes marcam encontros para entregar objetos de valor e depois tentam retirar dinheiro e objetos de valor.

Os perpetradores usam várias técnicas para enganar suas vítimas. São até apresentadas carteiras de identidade policiais falsas. Vozes críticas alertam diretamente contra tais ataques e aconselham a não deixar estranhos entrarem em suas próprias quatro paredes. Se tiver alguma dúvida, deverá sempre contactar diretamente as autoridades e pedir informações válidas.

Medidas de proteção para idosos

É particularmente importante que os idosos estejam conscientes das fraudes comuns e tomem medidas de proteção adequadas. O site Auxiliares de enfermagem idosos fornece várias dicas sobre como se proteger de golpistas. Isso inclui sempre ser cético em relação a chamadas desconhecidas e, em caso de dúvida, verificar a identidade de quem liga fazendo perguntas específicas.

Outra característica do golpe é o “truque do neto”, em que os perpetradores se passam por parentes e pedem dinheiro. Também são comuns chamadas de choque, nas quais os idosos são pressionados a transferir dinheiro imediatamente. Você nunca deve permitir que estranhos entrem em sua casa e nunca revele qualquer informação financeira. Isto é fortemente recomendado pela polícia.

Na situação atual, é particularmente importante que a vizinhança fique de olho uns nos outros. Se for observada atividade suspeita na curta distância do vizinho ou se não houver nenhum sinal sutil de que possa estar ocorrendo uma tentativa de fraude, a polícia deve ser chamada imediatamente. Cidadãos bem informados contribuem para a segurança de toda a comunidade.

Para mais informações sobre medidas preventivas e como lidar adequadamente com tais incidentes, a brochura policial “Viver em Segurança. Guia para os Idosos e os Jovens de Coração” é um apoio valioso.