Munique: apartamento na cave por 1000 euros – uma tragédia para os inquilinos!
Aumento dos preços dos aluguéis em Feldmoching-Hasenbergl: um porão de 1.000 euros mostra a escassez de moradia em Munique e atinge o coração dos inquilinos.

Munique: apartamento na cave por 1000 euros – uma tragédia para os inquilinos!
Em Munique, onde viver está a tornar-se cada vez mais caro, um anúncio imobiliário actual está a causar agitação. Um homem de 38 anos de Munique encontrou recentemente um apartamento mobiliado no subsolo que estava sendo oferecido por 1.000 euros por mês. Em apenas 35 metros quadrados contém tudo que você precisa: cama, sofá, cômodas, armários, mesa e cozinha equipada. No entanto, as janelas dão para as paredes de concreto de um poço de ventilação, o que não entusiasma muitos inquilinos em potencial. O anúncio vem da plataforma wg-gesucht.de e reflecte a situação habitacional cada vez mais tensa na capital da Baviera.
O homem, que há meses procurava um apartamento, soube dessa emergência devido a um aviso de rescisão para uso pessoal. Ele expressa sérias preocupações de que tais ofertas de porões aproveitem a situação tensa de muitos inquilinos. Em princípio, os porões não são considerados espaços habitacionais, mas há exceções quanto à altura dos ambientes e à área das janelas. Para permitir uma vida independente na cave, são necessárias certas licenças.
Aumento dos preços dos aluguéis e novos desafios
A situação habitacional em Munique não é nada fácil. A escassez de moradias fez com que os preços disparassem. De acordo com as estatísticas atuais, o preço do metro quadrado dos apartamentos mobilados no primeiro semestre de 2025 foi em média de 28,31 euros, enquanto os modelos não mobilados foram de 21,59 euros. O número de propriedades mobiladas está a aumentar e até os apartamentos em cave são agora muito populares. tz.de relatórios de Monika Schmid-Balzert, vice-diretora-geral da associação de inquilinos, que descreve a procura por tais propriedades como notável.
Um tema que alimenta ainda mais a discussão sobre os preços dos aluguéis é o limite máximo dos aluguéis. Isto também se aplica a apartamentos mobilados, mas é frequentemente criticado como ineficaz. O prefeito Dieter Reiter está pedindo regulamentações legais para levar em conta as sobretaxas de móveis de forma adequada e tornar o limite de aluguel realmente eficaz.
O caçador de apartamentos em transição
A situação mostra quão urgentemente são necessárias medidas para criar espaço habitacional em Munique. Torna-se claro que não só os preços são elevados, mas também são necessárias soluções inovadoras para satisfazer as necessidades dos cidadãos. Explorador imobiliário24 ajuda a fornecer informação transparente e a apresentar uma vasta gama de produtos para contrariar a procura exigente.
Em resumo, pode-se dizer que encontrar um apartamento acessível em Munique é um desafio maior do que nunca. O que resta são questões em aberto: como se irá desenvolver o mercado imobiliário? E quais são os próximos passos para encontrar soluções adaptadas aos lojistas? A cidade enfrenta uma tarefa emocionante, mas também urgente, que terá um impacto duradouro na qualidade de vida dos seus cidadãos.
Mais informações sobre a evolução dos preços de aluguer podem ser encontradas em Estatista.