Munique desperta a noite: dois novos parques de morcegos estão sendo construídos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Dois novos parques de morcegos estão sendo construídos em Bogenhausen para promover habitats e aumentar a conscientização sobre os morcegos.

In Bogenhausen entstehen zwei neue Fledermausparks, um Lebensräume zu fördern und das Bewusstsein für Fledermäuse zu stärken.
Dois novos parques de morcegos estão sendo construídos em Bogenhausen para promover habitats e aumentar a conscientização sobre os morcegos.

Munique desperta a noite: dois novos parques de morcegos estão sendo construídos!

Munique está a preparar-se para um novo lar: dois novos parques de morcegos serão construídos na cidade e não só oferecerão um oásis seguro para os morcegos locais, mas também contribuirão para a biodiversidade e a educação. Como relata tz.de, Munique é o lar de oito espécies diferentes de morcegos que se sentirão em casa nos espaços verdes recém-projetados no futuro.

Os parques, um em Bogenhausen e um local ainda secreto no Au, visam melhorar a qualidade de vida destes caçadores noturnos. O parque em Bogenhausen está sendo reformado em Bichlhofweg e Isabella-Braun-Weg. Não só está sendo criado aqui um prado florido com sementes amigas dos morcegos, mas também estão sendo tomadas inúmeras outras medidas. Por exemplo, criam-se um buraco úmido e pilhas de madeira morta, que servem como poleiros e fontes de alimento.

Um projeto com visão

O projeto começou no início de 2024 e, segundo a LBV, foi um sinal do uso sustentável de recursos em ambientes urbanos. Com o apoio financeiro do departamento de proteção ambiental da cidade e da Fundação Rosner & Seidl, os parques estão sendo projetados de forma a oferecer alimentação e acomodação ideais para os animais.

Os morcegos como “misteriosos caçadores da noite” são o foco desta reformulação. Com placas informativas especiais e passeios planejados, os visitantes do parque também poderão aprender mais sobre as diferentes espécies que aqui se sentem em casa. Estes incluem, entre outros, o morcego pipistrelle e o morcego de borda branca ou de pele áspera, que já foram identificados através de mapeamento com detectores de morcegos. O morcego Daubenton também foi detectado na planície aluvial, portanto a análise do canto pode revelar outras espécies.

Uma espécie animal em foco

O planeamento e a implementação de tais projetos também são necessários porque muitas espécies de morcegos estão criticamente ameaçadas na Alemanha. Um total de 25 espécies diferentes voam neste país, a maioria das quais está criticamente ameaçada em áreas urbanas. Uma visão detalhada das diferentes espécies de morcegos é fornecida por NABU, que aponta que as populações caíram drasticamente desde a década de 1950. A agricultura e a silvicultura intensivas, bem como a perda de habitats naturais estão entre as principais ameaças.

A criação destes parques de morcegos não só dá um importante contributo para a conservação ambiental e da natureza, como também aumenta a consciência sobre os animais misteriosos. A inauguração dos parques está prevista para o verão de 2025 e estamos ansiosos para ver quais novas facetas as criaturas noturnas nos permitirão vivenciar por lá!