Nova caixa de sinalização em Munique: o S-Bahn agora funciona de forma mais pontual e suave!
Em 27 de junho de 2025, a nova caixa de sinalização eletrônica leste entrou em operação em Munique para melhorar o tráfego do S-Bahn.

Nova caixa de sinalização em Munique: o S-Bahn agora funciona de forma mais pontual e suave!
Um novo marco foi estabelecido para o S-Bahn de Munique! A antiga caixa de sinalização em Munique Ostbahnhof foi substituída e uma moderna caixa de sinalização eletrônica (ESTW) foi colocada em operação. Juntamente com uma segunda caixa de sinalização em Leuchtenbergring, isto revolucionará o controle de tráfego na capital da Baviera. A mudança ocorreu entre 6 e 18 de junho de 2023 e, como relata Augsburger Allgemeine, ocorreu em grande parte sem problemas. Apenas pequenos ajustes tiveram que ser feitos posteriormente.
A nova caixa de sinalização substitui uma caixa de sinalização de relé que estava em uso desde 1971 e era uma das mais movimentadas da Alemanha. Com mais de 150 sinais e 60 interruptores, o ESTW Munique Leste agora controla os sinais e interruptores da primeira linha troncal S-Bahn, que é conhecida por ser a linha ferroviária mais movimentada da Europa. A caixa de sinalização de Leuchtenbergring também é usada e atualmente controla o trecho entre Leuchtenbergring e Berg am Laim; No futuro, assumirá a segunda linha principal do S-Bahn.
Investimentos no futuro
A Deutsche Bahn investiu recursos significativos nas duas caixas de sinalização. O governo federal injetou até agora 195 milhões de euros nestas novas tecnologias, e isso é extremamente necessário! Cerca de 840.000 passageiros beneficiam todos os dias do novo cérebro de alta tecnologia, que não se destina apenas a aumentar a pontualidade e fiabilidade do tráfego do S-Bahn, mas também é um pré-requisito para o início da construção da segunda linha principal do S-Bahn. Isto foi confirmado pela Deutsche Bahn.
A modernização faz parte do programa DB “S3”, que visa tornar a ferrovia mais pontual e confiável. E não vale a pena apenas para os passageiros: estas medidas também prepararão a infraestrutura ferroviária para desafios futuros. Finalmente, os percursos estáveis desde o comissionamento mostraram que as medidas estão a dar frutos.
Novos trens em perspectiva
O futuro do S-Bahn de Munique não parece promissor apenas ao nível da infra-estrutura. A Siemens Mobility anunciou a entrega de 90 novos comboios S-Bahn com um valor de encomenda superior a dois mil milhões de euros. Estes comboios, que deverão entrar em serviço de passageiros a partir do final de 2028, oferecerão mais espaço, melhor conforto e inúmeras inovações técnicas. Estas novas compras são mais um passo na modernização do transporte S-Bahn em Munique e na satisfação das necessidades dos passageiros, como relata a Siemens.
No geral, pode-se dizer: Munique está no bom caminho não só para optimizar a infra-estrutura existente no transporte S-Bahn, mas também para investir no futuro. Portanto, há muito com que ficar feliz e o tráfego suburbano poderá em breve se tornar ainda mais agradável e eficiente!