Munique pronta para as Olimpíadas: referendo em 26 de outubro de 2025!
Munique está se preparando para o referendo sobre a candidatura olímpica de 2025 para votar jogos sustentáveis nos anos 2036-2044.

Munique pronta para as Olimpíadas: referendo em 26 de outubro de 2025!
Munique enfrenta um referendo emocionante sobre a sua possível candidatura olímpica, que está agendado para 26 de outubro de 2025. Todos os olhos estão voltados para a questão: deverá a cidade considerar acolher os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2036, 2040 ou 2044? O prefeito Dieter Reiter (SPD) vê vantagens claras para a cidade e lembra com carinho os Jogos Olímpicos de 1972, que fizeram Munique brilhar de forma positiva. Em um evento na prefeitura, o “Marketplace Olympia”, ele pedalou vigorosamente em uma máquina de remo sob a orientação da ex-atleta olímpica Thea Straube e promoveu a possibilidade de uma nova Olimpíada.
A cidade fornece informações completas sobre a proposta de inscrição, que será submetida à Confederação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB) no dia 31 de maio. Há um foco particular na sustentabilidade e na criação de uma infraestrutura sem barreiras, que é apoiada por vários grupos municipais e associações desportivas. O referendo é visto não apenas como uma votação formal, mas como um compromisso do povo de Munique com os jogos planejados, como relata verbandsbuero.de. O objetivo é integrar significativamente os Jogos Olímpicos no desenvolvimento urbano e alcançar efeitos positivos a longo prazo.
Sustentabilidade e infraestrutura
A candidatura aos Jogos Olímpicos visa combinar de forma lucrativa as atividades desportivas e o desenvolvimento urbano moderno. A cidade está a planear utilizar as instalações desportivas existentes e construir pavilhões e áreas de eventos temporários, a fim de manter os custos sob controlo. Os custos de implementação estimados rondam os 4,5 mil milhões de euros, com o Comité Olímpico Internacional (COI) a oferecer um apoio financeiro de cerca de 250 milhões de euros. Isto também permitiria à cidade gerar receitas provenientes de restaurantes e dormidas, o que, por sua vez, poderia levar a receitas fiscais positivas.
Para sediar os jogos, está prevista também a criação de uma moderna Vila Olímpica no nordeste de Munique, que oferecerá espaço para cerca de 18.900 atletas e pessoal de apoio. A utilização subsequente destes espaços habitacionais poderia criar um distrito urbano neutro para o clima, com 4.000 apartamentos. A participação dos cidadãos e o cumprimento de padrões sustentáveis são fundamentais para evitar o “gigantismo olímpico” do passado, como explica stadt.muenchen.de.
Efeitos positivos no desenvolvimento urbano
Os Jogos Olímpicos pretendem promover Munique não apenas atleticamente, mas também socialmente. Alexander Egger, do Münchner Stubn, enfatiza que os jogos de 1972 trouxeram impulsos positivos para o desenvolvimento urbano. Desta vez, também poderá ocorrer um efeito semelhante, por exemplo, através de investimentos em infra-estruturas públicas e da modernização das ofertas desportivas.
Com a possível candidatura olímpica, Munique tem a oportunidade de se posicionar como um centro habitável e ativo. A administração da cidade e vários intervenientes do desporto, da política e da gastronomia concordam: um “sim” à candidatura olímpica poderia melhorar ainda mais a qualidade de vida em Munique e promover o panorama desportivo a longo prazo.