Trem para Holzkirchen: operação contínua novamente a partir de quinta-feira!
A partir de quinta-feira, 14 de julho de 2025, as linhas ferroviárias entre Munique e Holzkirchen estarão novamente transitáveis após danos no interruptor.

Trem para Holzkirchen: operação contínua novamente a partir de quinta-feira!
Muitos viajantes e excursionistas podem finalmente respirar aliviados! A partir de quinta-feira, 17 de julho, a linha ferroviária entre Munique e Holzkirchen estará novamente acessível. Depois de semanas de restrições devido a danos nos interruptores, que duram desde o final de junho, a normalidade está agora a regressar. O tráfego do S-Bahn de Munique começará regularmente para Holzkirchen, o que deverá colocar um sorriso no rosto de muitos viajantes. A Regiobahn da Baviera (BRB) seguirá na sexta-feira com toda a sua gama de trens.
Os trabalhos de manutenção na estação ferroviária de Deisenhofen já foram concluídos. Nas últimas semanas, os viajantes tiveram que ser pacientes, pois a rota foi fechada devido a danos em Deisenhofen e Unterhaching. Este dano foi descoberto durante uma inspeção regular, o que levou a Deutsche Bahn a fechar a rota por razões de segurança. Os desvios e o serviço inadequado de substituição ferroviária causaram frustração a muitos passageiros, especialmente porque inicialmente não havia espaço suficiente disponível nos grandes táxis e autocarros utilizados.
Reintegração do tráfego ferroviário
Embora o S3 atenda o trecho entre Giesing e Deisenhofen desde 10 de julho, será possível voltar a utilizar toda a rota para Holzkirchen a partir de quinta-feira. Esta é uma boa notícia, na sequência do feedback crítico dos passageiros e dos ministros dos transportes que destacaram os problemas com os serviços de substituição ferroviária. O serviço de substituição não conseguiu compensar totalmente as capacidades dos comboios e prolongou significativamente os tempos de viagem.
“Pedimos a sua compreensão e recomendamos evitar viagens não essenciais”, afirmou o DB até que o tráfego regular seja restabelecido. O serviço de ônibus foi posteriormente alterado para uma frequência de 20 minutos entre Giesing e Holzkirchen, mas os viajantes ansiavam pela conveniência habitual da viagem de trem.
Soluções de infraestrutura de longo prazo
Os desafios nesta rota fazem parte de um problema maior que a ferrovia pretende resolver nos próximos anos. A Deutsche Bahn está a investir um total de 16,4 mil milhões de euros na renovação da infraestrutura ferroviária para 2024, a fim de travar o declínio e reduzir os atrasos. O plano é renovar 2.000 quilômetros de trilhos e 2.000 interruptores. Estas medidas também afetam cerca de 1.000 estações e paragens ferroviárias, incluindo em Munique.
Philipp Nagl, presidente da nova empresa de infra-estruturas DB-InfraGO, anunciou que o envelhecimento da infra-estrutura ferroviária deve ser travado até 2024. Ao fazê-lo, pretendem resolver o “atraso baseado na idade” de 103,4 mil milhões de euros, dos quais 59,9 mil milhões de euros são destinados a pontes. Mesmo quando as preocupações com a segurança estão na vanguarda, o transporte ferroviário depende de melhorias constantes.
Os viajantes são incentivados a se informar sobre informações atuais em meios de informação como os sites DER S-BAHN MUNICH e BAYERISCHE REGIOBAHN - afinal, isso poupa os nervos se você planejar com antecedência. Esperamos regressar às nossas viagens habituais em breve e esperamos que os investimentos da Deutsche Bahn também conduzam a uma melhoria notável.
Com estes desenvolvimentos, o trânsito de Munique será até certo ponto aliviado e os passageiros poderão tornar a sua vida quotidiana um pouco mais relaxada novamente.