Os estudantes do Ocidente são um exemplo de respeito e tolerância!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aubing-Lochhausen-Langwied: Escolas iniciam projeto de respeito e tolerância para promover uma cooperação justa.

Aubing-Lochhausen-Langwied: Schulen initiieren Projekt für Respekt und Toleranz, um ein faires Miteinander zu fördern.
Aubing-Lochhausen-Langwied: Escolas iniciam projeto de respeito e tolerância para promover uma cooperação justa.

Os estudantes do Ocidente são um exemplo de respeito e tolerância!

No distrito de Aubing-Lochhausen-Langwied, em Munique, escolas e instituições sociais iniciaram um importante projeto inteiramente dedicado aos temas do respeito e da tolerância. No dia 19 de setembro de 2025 foi dado o sinal oficial de partida para o projeto “Respeito e Tolerância na Vizinhança”, que visa promover interações justas e melhorar a etiqueta no quotidiano escolar. A ideia surgiu a partir de uma reunião de gestão escolar no ano passado, que foi iniciada devido ao aumento dos conflitos na comunidade. Como o tz Alegadamente, os representantes dos estudantes desenvolveram vários princípios orientadores em Abril, que foram impressos em panfletos. Isso inclui mensagens concisas como "Cultura estrangeira? Relaxe!" e “Trate todas as pessoas com apreço – independentemente da origem, género e opinião, todos merecem respeito!”

O projeto é muito popular e está se tornando um verdadeiro sucesso. Ao todo, 12 escolas, centros familiares, creches, creches e reuniões de bairro estão envolvidos na iniciativa. Destaques como a escola secundária de Freiham, que incluiu o tema na sua campanha de angariação de fundos, e a escola secundária, que deu as boas-vindas aos novos alunos do quinto ano com folhetos, são exemplares do intercâmbio animado e do envolvimento comunitário no distrito.

Atividades e Continuação

Além das atividades escolares, foi realizado um café da manhã intercultural no centro de educação especial, onde foram oferecidas comidas de diversos países de origem. As escolas primárias esforçam-se por desenvolver mensagens compreensíveis para as crianças mais novas. As ações de apoio incluem também programas de prevenção da radicalização que são realizados em diversas escolas.

O desejo de uma melhor integração e compreensão na comunidade também se reflete em inúmeros outros projetos que estão no site respeitoetolerância.info estão listados. Para dar continuidade ao projeto no novo ano letivo, está previsto que os princípios continuem a ser vividos.

Eventos de acompanhamento

Os esforços para promover o respeito e a tolerância são apoiados por uma variedade de eventos. No dia 11 de julho de 2025, o evento “Meus Direitos das Crianças” acontecerá na fazenda infantil e juvenil na Wiesentfelser Straße. O público-alvo são crianças e jovens entre os 5 e os 17 anos. Workshops como “Diga, pulverize, filme”, organizados pelo SIN – Studio im Netz e.V., também abordam de forma criativa o tema.

Além disso, um local de encontro denominado “Solarium” promove o intercâmbio e a comunidade no distrito, oferecendo ofertas abertas sobre saúde, exercício e cultura. Esta iniciativa continuará até Abril de 2026 e destina-se a ajudar a aumentar a consciencialização distrital, tais como estúdio na net relatado.

Não só as escolas, mas também atividades de lazer como o festival de cultura jovem BoomBox em julho ou os cafés interculturais dos pais completam o programa colorido, que envolve os habitantes locais e promove a convivência respeitosa. Estes eventos não só promovem a coesão social, mas também aproximam diferentes culturas – uma necessidade na nossa sociedade cada vez mais diversificada.

No geral, o projecto “Respeito e Tolerância na Vizinhança” mostra de forma impressionante como o compromisso conjunto das escolas, dos pais e de toda a comunidade pode dar o exemplo para uma maior apreciação e tolerância. Mais informações sobre projetos e iniciativas interculturais também estão disponíveis pais.de disponíveis que fornecem uma ampla visão geral de várias ofertas e promoções.