Caos no trânsito em Munique: grande manifestação contra a direita esperada para 16 de julho!
No dia 16 de julho de 2025, uma grande manifestação contra a direita acontecerá em Munique. As restrições de tráfego são esperadas.

Caos no trânsito em Munique: grande manifestação contra a direita esperada para 16 de julho!
No dia 16 de julho de 2025, Munique será mais uma vez dominada por protestos. Sob o lema “Juntos contra a direita – pela democracia e pela diversidade”, mais de 250 mil pessoas reuniram-se na cidade para manifestar-se contra a mudança para a direita na Alemanha. O número de participantes superou as expectativas dos organizadores, que esperavam cerca de 75 mil manifestantes, e mostra de forma impressionante que o tema afeta muitas pessoas. A polícia fala em cerca de 250 mil participantes, enquanto os organizadores falam em mais de 320 mil. Esta participação massiva reflecte as preocupações e o desejo de uma sociedade colorida e democrática.
O comício central decorreu no centro da cidade, começando na Karlsplatz (Stachus) e estendendo-se por várias ruas do centro da cidade. A manifestação realizou-se num dia ensolarado de verão e atraiu inúmeras pessoas que se mobilizaram com cartazes a favor da tolerância e contra a xenofobia. Slogans como “Não se combate o fascismo com deportações” e “Proibição da AfD agora” podiam ser lidos nos cartazes e deixavam claras as preocupações dos manifestantes.
Restrições de trânsito devido a um grande evento
Por causa da manifestação, houve restrições de tráfego significativas na área da cidade. A polícia alertou sobre o aumento do volume de tráfego e engarrafamentos temporários na área favorecida. As restrições aplicam-se a partir das 18h30. às 21h45 e afetar, entre outras coisas, a área entre Herzog-Max-Straße e Herzog-Wilhelm-Straße, bem como ligações importantes como Sonnenstraße, Färbergraben e Viktualienmarkt. Os motoristas são aconselhados a evitar a área tanto quanto possível, pois não há desvios planejados.
Além das medidas de trânsito, a Munich Transport Company (MVG) anunciou gargalos no tráfego do metrô, especialmente nas linhas U3 e U6. Estações de metrô lotadas podem ser temporariamente fechadas por razões de segurança. O tráfego nas autoestradas e as rotas de ônibus também são afetadas por desvios: as rotas de ônibus 58/68, 100, 153 e 154 estão sendo redirecionadas entre Odeonsplatz e Siegestor e os passageiros devem planejar com antecedência.
Uma ampla aliança por uma causa importante
A manifestação é apoiada por uma ampla aliança de sindicatos, clubes e instituições. Estas incluem, por exemplo, organizações juvenis como Jusos, Juventude de Esquerda e Juventude Verde. O compromisso estende-se muito além das fronteiras políticas, uma vez que igrejas e instituições culturais como o Festival de Cinema de Munique também participaram na organização e mobilização. Um orador da Áustria alertou para os perigos que uma mudança para a direita representa para a sociedade e chamou a atenção para desenvolvimentos semelhantes no seu país natal.
Paralelamente aos protestos em Munique, também ocorreram manifestações noutras cidades da Baviera, com o número de participantes a superar largamente as expectativas. Em Nuremberga, por exemplo, pelo menos 20 mil pessoas manifestaram-se pela democracia. Esta tendência é encorajadora e mostra que muitas pessoas querem trabalhar por uma coexistência cosmopolita e pacífica.