Caos no trânsito em Munique: grande manifestação contra a direita esperada para 16 de julho!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No dia 16 de julho de 2025, uma grande manifestação contra a direita acontecerá em Munique. As restrições de tráfego são esperadas.

Am 16.07.2025 findet in München eine große Demonstration gegen Rechts statt. Verkehrseinschränkungen sind zu erwarten.
No dia 16 de julho de 2025, uma grande manifestação contra a direita acontecerá em Munique. As restrições de tráfego são esperadas.

Caos no trânsito em Munique: grande manifestação contra a direita esperada para 16 de julho!

No dia 16 de julho de 2025, Munique será mais uma vez dominada por protestos. Sob o lema “Juntos contra a direita – pela democracia e pela diversidade”, mais de 250 mil pessoas reuniram-se na cidade para manifestar-se contra a mudança para a direita na Alemanha. O número de participantes superou as expectativas dos organizadores, que esperavam cerca de 75 mil manifestantes, e mostra de forma impressionante que o tema afeta muitas pessoas. A polícia fala em cerca de 250 mil participantes, enquanto os organizadores falam em mais de 320 mil. Esta participação massiva reflecte as preocupações e o desejo de uma sociedade colorida e democrática.

O comício central decorreu no centro da cidade, começando na Karlsplatz (Stachus) e estendendo-se por várias ruas do centro da cidade. A manifestação realizou-se num dia ensolarado de verão e atraiu inúmeras pessoas que se mobilizaram com cartazes a favor da tolerância e contra a xenofobia. Slogans como “Não se combate o fascismo com deportações” e “Proibição da AfD agora” podiam ser lidos nos cartazes e deixavam claras as preocupações dos manifestantes.

Restrições de trânsito devido a um grande evento

Por causa da manifestação, houve restrições de tráfego significativas na área da cidade. A polícia alertou sobre o aumento do volume de tráfego e engarrafamentos temporários na área favorecida. As restrições aplicam-se a partir das 18h30. às 21h45 e afetar, entre outras coisas, a área entre Herzog-Max-Straße e Herzog-Wilhelm-Straße, bem como ligações importantes como Sonnenstraße, Färbergraben e Viktualienmarkt. Os motoristas são aconselhados a evitar a área tanto quanto possível, pois não há desvios planejados.

Além das medidas de trânsito, a Munich Transport Company (MVG) anunciou gargalos no tráfego do metrô, especialmente nas linhas U3 e U6. Estações de metrô lotadas podem ser temporariamente fechadas por razões de segurança. O tráfego nas autoestradas e as rotas de ônibus também são afetadas por desvios: as rotas de ônibus 58/68, 100, 153 e 154 estão sendo redirecionadas entre Odeonsplatz e Siegestor e os passageiros devem planejar com antecedência.

Uma ampla aliança por uma causa importante

A manifestação é apoiada por uma ampla aliança de sindicatos, clubes e instituições. Estas incluem, por exemplo, organizações juvenis como Jusos, Juventude de Esquerda e Juventude Verde. O compromisso estende-se muito além das fronteiras políticas, uma vez que igrejas e instituições culturais como o Festival de Cinema de Munique também participaram na organização e mobilização. Um orador da Áustria alertou para os perigos que uma mudança para a direita representa para a sociedade e chamou a atenção para desenvolvimentos semelhantes no seu país natal.

Paralelamente aos protestos em Munique, também ocorreram manifestações noutras cidades da Baviera, com o número de participantes a superar largamente as expectativas. Em Nuremberga, por exemplo, pelo menos 20 mil pessoas manifestaram-se pela democracia. Esta tendência é encorajadora e mostra que muitas pessoas querem trabalhar por uma coexistência cosmopolita e pacífica.