Sentir monstros ajuda as crianças: os mediadores a resolver conflitos escolares em Munique

Mediatoren unterstützen Münchener Grundschüler bei Konflikten. Infotreffen am 23. September zur Ausbildung bei SiS.
Os mediadores apóiam os alunos do ensino fundamental de Munique em conflitos. Reunião de informações em 23 de setembro para treinamento no SIS. (Symbolbild/MM)

Sentir monstros ajuda as crianças: os mediadores a resolver conflitos escolares em Munique

München, Deutschland - Walburga Kortz e Ursula Baur-Schad têm sido os mediadores comprovados da Escola Primária de St. Anna em Munique há um ano e meio. Como parte do projeto "Parceiro sênior na escola" (SIS), os dois trabalham incansavelmente para resolver conflitos sob crianças do ensino fundamental. Como tz tz

O treinamento dos mediadores compreende impressionantes 80 horas e ensina técnicas de comunicação e mediação não violentas. Uma vez por semana, Kortz e Baur-Schad oferecem um espaço aberto para os alunos nos quais se reúnem voluntariamente para discutir seus problemas. Em reuniões de 45 minutos, os dois ajudam a encontrar soluções, pelas quais a boneca chamada "monstros emocionais" atua como um sinal e âncora distintivos para as crianças.

Alta demanda e suporte

A demanda por mediações é ótima e a razão para isso é simples: as crianças aprendem aqui como podem resolver conflitos de maneira construtiva. Também é impressionante que as conversas estejam sempre sujeitas à obrigação de cometer e a confiança das crianças não está decepcionada. No entanto, a SIS gostaria de mais apoio financeiro da cidade para promover ainda mais o treinamento dos voluntários. O Comitê Distrital de Altstadt-Lehel já aceitou esse pedido e decidiu apoiar o programa com 2000 euros.

Para todos aqueles que estão interessados no trabalho dos mediadores, uma reunião de informações ocorrerá em 23 de setembro a partir das 16h. às 18h O início do treinamento está planejado para outubro e promete uma oportunidade emocionante para novos voluntários.

Uma olhada na organização

A Associação Federal de “Parceiros Sênior na Escola” realizou recentemente sua reunião geral anual em Berlim. Um novo conselho foi eleito nos dias 28 e 29 de abril, com Matthias Kraemer sendo eleito por unanimidade como o 1º presidente. Entre eles estão avaliadores como o Dr. Monika Reimann (mediação) e Ute Matschull Mesfin (Relações Públicas). Esta reunião serviu não apenas a nova eleição, mas também para relembrar o sucesso da organização voluntária e o planejamento de workshops sobre os desafios atuais.

A importância da mediação convencional está se tornando cada vez mais clara. O Ministério da Cultura, Educação e Oportunidades da Hessiana também enfatiza que não apenas ajuda a entender melhor os conflitos e a violência, mas também contribui para a prevenção da violência. O treinamento fortalece as habilidades para a resolução de conflitos e a formação de grupos de mediadores estudantis, um conceito que também está se tornando cada vez mais importante em Munique. Informações adicionais podem ser chamadas através do Flyer do projeto

O desenvolvimento positivo desses projetos mostra mais uma vez o quão importante é o trabalho dos mediadores nas escolas. Eles fazem uma contribuição valiosa para a criação de uma coexistência harmoniosa e promovem as habilidades sociais das crianças - e com muito coração e comprometimento.

Details
OrtMünchen, Deutschland
Quellen