Emotion Monster ajuda crianças: mediadores resolvem conflitos escolares em Munique

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os mediadores apoiam os alunos do ensino primário de Munique em conflitos. Reunião informativa dia 23 de setembro sobre formação no SiS.

Mediatoren unterstützen Münchener Grundschüler bei Konflikten. Infotreffen am 23. September zur Ausbildung bei SiS.
Os mediadores apoiam os alunos do ensino primário de Munique em conflitos. Reunião informativa dia 23 de setembro sobre formação no SiS.

Emotion Monster ajuda crianças: mediadores resolvem conflitos escolares em Munique

Walburga Kortz e Ursula Baur-Schad são mediadoras experimentadas e testadas na escola primária St. Anna, em Munique, há um ano e meio. No âmbito do projeto “Parceiro Sénior na Escola” (SiS), os dois trabalham incansavelmente para resolver conflitos entre crianças do ensino primário. Como o tz relata que já apoiaram um grande número de crianças a lidar com as suas preocupações quotidianas. O SiS está ativo desde 2011 e já mobilizou 70 mediadores em 30 escolas em Munique.

A formação de mediadores dura impressionantes 80 horas e ensina técnicas de comunicação e mediação não violentas. Uma vez por semana, Kortz e Baur-Schad oferecem um espaço aberto para os alunos se reunirem voluntariamente para discutir seus problemas. Em sessões de 45 minutos, os dois ajudam a encontrar soluções, com o boneco chamado “Monstro Sensível” atuando como símbolo e âncora para as crianças.

Alta demanda e suporte

A procura de mediação é grande e a razão para isso é simples: as crianças aprendem aqui como resolver conflitos de forma construtiva. Chama também a atenção o facto de as conversas estarem sempre sujeitas à confidencialidade e a confiança das crianças não ser traída. No entanto, o SiS gostaria de mais apoio financeiro da cidade para avançar ainda mais na formação de voluntários. A comissão distrital de Altstadt-Lehel já aceitou este pedido e decidiu apoiar o programa com 2.000 euros.

Para todos os interessados ​​no trabalho dos mediadores, terá lugar no dia 23 de setembro, a partir das 16h00, um encontro informativo. às 18h O treinamento está programado para começar em outubro e promete uma excelente oportunidade para novos voluntários.

Uma olhada na organização

A Associação Federal de “Parceiros Seniores na Escola” realizou recentemente a sua assembleia geral anual em Berlim. Um novo conselho foi eleito nos dias 28 e 29 de abril, com Matthias Kraemer eleito por unanimidade como primeiro presidente. Estes também incluem avaliadores como a Dra. Monika Reimann (mediação) e Ute Matschull-Mesfin (relações públicas). Esta reunião serviu não só para as novas eleições, mas também para relembrar os sucessos da organização voluntária e planear workshops sobre os desafios actuais.

A importância da mediação escolar está se tornando cada vez mais clara. O Ministério da Cultura, Educação e Oportunidades de Hesse também enfatiza no seu material informativo que a mediação escolar não só ajuda a compreender melhor os conflitos e a violência, mas também contribui para a prevenção da violência. A formação fortalece as competências para a resolução de conflitos e a formação de grupos de estudantes mediadores, um conceito que também ganha cada vez mais importância em Munique. Mais informações podem ser obtidas através do Folheto do projeto ser recuperado.

O desenvolvimento positivo destes projetos mostra mais uma vez a importância do trabalho dos mediadores nas escolas. Eles dão um contributo valioso para criar uma convivência harmoniosa e promover as competências sociais das crianças - e fazem-no com muito coração e empenho.