70 anos da MAN Munique: celebração de aniversário com caminhões elétricos e roda gigante!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A fábrica da MAN em Munique celebrará o seu 70º aniversário com uma grande celebração de aniversário no dia 28 de junho de 2025. Experimente inovações, camiões elétricos e a atmosfera da Oktoberfest!

Das MAN-Werk in München feiert am 28. Juni 2025 sein 70-jähriges Bestehen mit einer großen Jubiläumsfeier. Erleben Sie Innovationen, Elektro-Trucks und Oktoberfest-Stimmung!
A fábrica da MAN em Munique celebrará o seu 70º aniversário com uma grande celebração de aniversário no dia 28 de junho de 2025. Experimente inovações, camiões elétricos e a atmosfera da Oktoberfest!

70 anos da MAN Munique: celebração de aniversário com caminhões elétricos e roda gigante!

No dia 28 de junho de 2025, haverá uma celebração apropriada na fábrica da MAN em Munique: cerca de 20.000 convidados se reunirão para marcar o 70º aniversário da fábrica, incluindo cerca de 8.000 funcionários e suas famílias. A celebração do aniversário exala uma atmosfera de Oktoberfest com uma roda gigante de 40 metros de altura que oferece espaço para 200 passageiros e é operada pela família de showmen Landwermann. Esta família utiliza caminhões MAN para fazer entregas em suas atrações. A Cervejaria Paulaner cuida do seu bem-estar físico e também entrega sua cerveja em caminhões MAN totalmente elétricos.

Na celebração do aniversário, o CEO da MAN, Alexander Vlaskamp, ​​​​destacou a força inovadora e a adaptabilidade da fábrica. Isto se deve não apenas à impressionante história da localidade, que produziu um total de 1,25 milhão de caminhões, 2 milhões de cabines e 3 milhões de eixos desde sua fundação em 1955, mas também aos desenvolvimentos atuais: a produção em série do caminhão elétrico “made in Munich” acaba de começar, outro marco nos mais de 100 anos de história da empresa na produção de caminhões.

O passo em direção à eletromobilidade

O início da produção em série de camiões eléctricos marca um momento histórico para a MAN, uma vez que a transição para a mobilidade eléctrica foi iniciada com sucesso. Os motores diesel são utilizados há mais de 100 anos e agora a empresa mostra com os seus novos eTrucks que está pronta para o futuro. O feedback dos clientes é consistentemente positivo. Os motoristas elogiam o alto torque e o local de trabalho confortável e de baixa vibração que os veículos elétricos oferecem. O objetivo da MAN é claro: uma redução das emissões de gases com efeito de estufa em 70% até 2030 em comparação com 2019, com quase 60% a ser alcançado até ao final de 2024.

A eletrificação da frota automóvel desempenha um papel crucial na descarbonização dos transportes. De acordo com um relatório da VDA, cerca de 95% das emissões de CO₂ surgem durante a operação do veículo. A fim de promover ainda mais a mudança para a eletromobilidade, a indústria exige dos políticos condições-quadro claras. Isto inclui uma isenção permanente de portagens para camiões eléctricos e uma expansão massiva da infra-estrutura de carregamento até 2030, que deverá incluir 50.000 pontos de carregamento públicos e 35.000 com estações de carregamento de megawatts.

O futuro à vista

Com projetos como o projeto de energia geotérmica em Munique-Karlsfeld, que visa garantir um fornecimento de energia sustentável a partir de 2028, a MAN mostra que o caminho para a neutralidade climática está a ser ativamente perseguido. Toda a indústria automóvel alemã estabeleceu o objetivo de se tornar neutra para o clima até 2050, o mais tardar, com a eletromobilidade e as tecnologias de propulsão alternativas, como o hidrogénio e os combustíveis sintéticos, a desempenhar um papel central. Ao mesmo tempo, sublinha-se que a proibição dos motores de combustão interna não é eficaz e pode retardar a mudança da frota.

Os próximos desafios são claros: um sistema de mobilidade sustentável deve ser viabilizado tanto na Alemanha como em toda a Europa. A solução reside não apenas na produção de veículos ecológicos, mas também na criação de um quadro jurídico e de uma infraestrutura de carregamento eficaz. Para cumprir os elevados padrões de qualidade e proteção climática, todos os países europeus devem unir-se e desenvolver soluções criativas para garantir a transformação da indústria dos transportes.