Isolde luta há anos pelo seu dinheiro: onde está o pagamento?
Isolde Schleich, de Thalkirchen, luta há três anos para pagar as suas poupanças de reforma de 40.000 euros. O DSS falhou.

Isolde luta há anos pelo seu dinheiro: onde está o pagamento?
Nas ruas tranquilas de Solln não há apenas frutas e vegetais, mas também profundos infortúnios financeiros. Isolde Schleich, de 72 anos, luta há mais de três anos para conseguir os 40.000 euros que investiu na DSS Vermögensverwaltung AG & Co. A sua situação é tudo menos rósea, e numerosas promessas do DSS até agora só terminaram em administração e consolação.
Schleich, que recebe uma pensão mensal de cerca de 700 euros e depende da sua banca de frutas na Fellererplatz para pagar 1.100 euros de aluguer, sente-se abandonada. Ao pagamento único de mais de 6.500 euros, foram acrescentadas contribuições mensais de 210 euros, o que totaliza cerca de 40.000 euros no final de 2021. Após a rescisão do contrato, apenas recebeu cartas da DSS apontando atrasos devido a uma mudança de escritório de advocacia fiscal. A chefe do estande já contatou um advogado, mas ela indicou outro especialista cujos custos a idosa não tem condições de arcar.
O lado negro do planejamento da aposentadoria
O DSS Asset Management não é exatamente conhecido pela transparência. Como mostra o relatório de Jürgen Naumer, a empresa recusa-se a enviar aos investidores demonstrações financeiras completas, incluindo as importantes demonstrações de lucros e perdas. As declarações que os investidores recebem são muitas vezes folhas de cálculo Excel opacas, sem números compreensíveis – sem lucro, sem luz ao fundo do túnel. Mesmo após dez anos de participação, é evidente que para muitos acionistas apenas permanecem mistérios. Surge a questão: qual é o desempenho real do dinheiro dos investidores?
- DSS sieht bei Gesellschaftern, die nicht mehr einzahlen, eine „nachhaltige Verletzung der Gesellschafterpflichten“.
- Berichte über finanzielle Schwierigkeiten und fehlende Transparenz häufen sich, während die Gesellschaft Anspruch auf Zahlungen erhebt.
O risco de fraude em tais casos não deve ser subestimado. Os investidores devem considerar fortemente a procura de ajuda profissional e a revisão dos seus investimentos, especialmente se as suas próprias reservas estiverem em risco. Afinal, o prazo prescricional para pedidos de indemnização é de dez anos – um período que poderá expirar em breve para muitos investidores.
A importância da educação financeira
Especialmente em tempos em que a pensão já não é suficiente para cobrir as despesas de subsistência, a necessidade de um planeamento financeiro sólido torna-se cada vez mais clara. A alfabetização financeira pode ter um impacto significativo no seu planejamento de aposentadoria. Neste contexto, o centro de aconselhamento ao consumidor aconselha a investir activos e a diversificá-los de forma sensata, em vez de depender de investimentos de risco como o DSS. Uma conta corrente como fundo de emergência ou uma combinação de depósitos a prazo fixo e fundos de ações pode potencialmente amortecer perdas graves.
Os investidores devem estar sempre conscientes de que os investimentos de capital podem incorrer em custos que reduzem os retornos. As taxas pagas pelos consultores de investimento e gestores de activos variam actualmente entre 1,5 e 2 por cento dos activos por ano. Tendo em conta estes factos, cada euro que os investidores investem em projectos pouco claros, juntamente com a falta de transparência, parece ser um empreendimento arriscado.
A história de Isolde Schleich é um exemplo para muitos dos afetados. Ela espera que outros investidores se apresentem para tomar medidas conjuntas contra o DSS e finalmente obterem de volta o dinheiro a que têm direito. Resta saber se isso terá sucesso. O que é certo, porém, é que a insegurança financeira representa um grande desafio para muitos reformados em Munique.
Para mais informações sobre o tema, você pode descobrir mais aqui: tz.de, juergennaumer.de e consumidorzentrale.de.