Munique está lutando com aluguéis recordes: quanto pode custar um apartamento?
Os preços dos aluguéis estão subindo em Fürstenried: os economistas alertam que muitos residentes de Munique têm que gastar mais de 30% de sua renda em aluguel.

Munique está lutando com aluguéis recordes: quanto pode custar um apartamento?
Os preços dos aluguéis em Munique podem te dar nos nervos. Um novo relatório da TZ mostra que o custo da habitação na capital da Baviera atingiu um nível recorde. Cada vez mais moradores de Munique lutam para encontrar um teto sobre suas cabeças, enquanto o aluguel médio é agora de 25 euros por metro quadrado. Isso leva muitas pessoas à beira do desespero. Os economistas recomendam não gastar mais de 30% do seu rendimento líquido em rendas – uma recomendação que é difícil para muitos implementar na realidade. Os preços dos aluguéis muitas vezes excedem esse limite e apresentam imensos desafios às famílias, solteiros e casais. Os estudantes, em particular, não têm vida fácil: um quarto num apartamento partilhado custa cerca de 790 euros, enquanto um apartamento de um quarto pode custar até 1200 euros.
As diferenças entre os distritos são imensas. Em bairros periféricos como Fürstenried, por exemplo, novos apartamentos de um quarto com cerca de 40 metros quadrados estão disponíveis por pouco menos de 1.000 euros. No popular Haidhausen, porém, você deve esperar cerca de 250 euros a mais. Mesmo no barato Hasenbergl, um apartamento de quatro quartos com 90 metros quadrados custa quase 2.000 euros. Quando se vê então que um apartamento de 66 metros quadrados no Jardim Inglês é alugado por incríveis 4.750 euros mensais, o absurdo da situação fica claro.
Novo índice de aluguel para Munique
O índice de aluguéis de Munique será recriado em 2025, conforme informa o site da cidade. Desde 2011, a Câmara Municipal decidiu recriar o índice de rendas de dois em dois anos em vez de o atualizar. A base para tal é uma amostra aleatória representativa do registo da população, que tem especificamente em conta todos os apartamentos financiados livremente para os quais foram celebrados novos contratos de arrendamento ou os preços de arrendamento existentes foram ajustados entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2024. Esta medida destina-se a garantir mais transparência e equidade.
Mas as tendências supra-regionais também são visíveis. De acordo com um índice de rendas de apartamentos publicado, as rendas na Alemanha estão a aumentar continuamente. Os números prolongam-se até 2024 e mostram que a confiança na habitação acessível pode estar a diminuir.
Munique continua sendo uma cidade de contrastes: cara e repleta de sonhos de muitos. Mas a realidade pinta um quadro diferente e encontrar habitação acessível está a tornar-se cada vez mais desafiador. Resta esperar que os políticos daqui reajam em breve para fazer com que a vida na capital Weißwurst e na Oktoberfest valha a pena ser vivida para todos.