Munique atinge meta de eletricidade verde: serviços municipais estabelecem padrões para o futuro!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Stadtwerke München alcançará o seu objetivo em 2025: 100% de eletricidade verde para Munique, mais energias renováveis ​​e neutralidade climática até 2040.

Die Stadtwerke München erreichen 2025 ihr Ziel: 100% Ökostrom für München, mehr erneuerbare Energien und Klimaneutralität bis 2040.
A Stadtwerke München alcançará o seu objetivo em 2025: 100% de eletricidade verde para Munique, mais energias renováveis ​​e neutralidade climática até 2040.

Munique atinge meta de eletricidade verde: serviços municipais estabelecem padrões para o futuro!

A Stadtwerke München (SWM) alcançou o seu ambicioso objetivo: a partir de agora, irá gerar tanta eletricidade verde quanto a que a cidade utiliza anualmente. Alto Jornal do sul da Alemanha A SWM produz atualmente 6,7 terawatts-hora (TWh) de eletricidade verde, o que é mais do que os 6,2 TWh previstos para o ano em curso. Esta conquista notável é o resultado de uma mudança consistente para energias renováveis ​​desde 2009, quando a Câmara Municipal definiu o rumo para isso. Naquela altura, a produção de electricidade verde era de apenas 0,4 TWh.

Florian Bieberbach, chefe do SWM durante 16 anos, descreveu a primeira resolução do conselho municipal como um importante documento contemporâneo. A mudança para a eletricidade verde foi um verdadeiro feito: 90% do TWh produzido provém agora da energia eólica, principalmente das regiões escandinavas e da costa do Mar do Norte. Recorde-se que em 2009, o mix de produção da SWM foi fortemente influenciado pelo carvão, gás natural e energia nuclear.

Um olhar para o futuro

No entanto, a SWM não só relembra os marcos alcançados, mas também planeia uma nova ofensiva de expansão na área das energias renováveis. A crescente procura de electricidade em Munique, que deverá aumentar para 6,8 TWh até 2030 e mesmo para 8,2 TWh até 2040, requer medidas adicionais. A expansão das energias renováveis ​​foi criticada no passado porque muitos projectos foram implementados fora de Munique. Até agora, apenas 7,6% da eletricidade verde da SWM é gerada na Baviera, apesar de quase 250 projetos planeados na região.

A reestruturação da produção de energia é abrangente: a central nuclear Isar 2 está prevista para ser desligada até ao final de 2022, a fim de avançar ainda mais na transição para combustíveis fósseis. Até agora, a quota de produção de electricidade a partir de energias renováveis ​​já atingiu 90%, um aumento acentuado em relação aos 5% em 2009. As empresas municipais investiram cerca de 4,2 mil milhões de euros neste sector, dos quais 3,5 mil milhões de euros já regressaram.

Projetos atuais

Os novos projetos incluem um sistema fotovoltaico de campo aberto em Zengermoos, que deverá gerar 44 GWh de eletricidade verde por ano. Esta instalação entrará em operação este ano. Além disso, três novos parques solares serão instalados em Garching, Stachusried e Zengermoos, bem como um parque eólico com seis sistemas em Schernfeld até 2030. A SWM também está envolvida no setor eólico offshore com um projeto na Inglaterra e está planejando projetos eólicos em Rammertshofen, com conclusão prevista para 2026.

A SWM não se concentra apenas no aumento da capacidade de geração, mas também no atendimento ao cliente: várias ofertas, como M-Ökostrom Regional e M-Solar Plus, destinam-se a apoiar ainda mais a transição energética. Com um lucro anual médio de 130 milhões de euros desde 2020, o segmento da eletricidade verde é uma área de negócio de sucesso para a München Stadtwerke e mostra que a sustentabilidade e a rentabilidade podem andar de mãos dadas.

Segundo o SWM, o objetivo é alcançar a neutralidade climática completa até 2040 – cinco anos antes do governo federal. Os desenvolvimentos nos próximos anos poderão, portanto, ser decisivos para a forma como Munique se posiciona no que diz respeito à protecção climática e ao fornecimento de energia. Medidas abrangentes na transição dos transportes, como autocarros eléctricos e infra-estruturas de carregamento, também estão a ser promovidas. Agora continua a ser emocionante ver como a transição energética continua a desenrolar-se na nossa bela cidade.