Munique chega ao destino de eletricidade verde: Stadtwerke estabeleceu padrões do futuro!

Munique chega ao destino de eletricidade verde: Stadtwerke estabeleceu padrões do futuro!
Freimann, Deutschland - O Stadtwerke Munique (SWM) alcançou seu objetivo ambicioso: a partir de agora eles geram tanta eletricidade verde quanto a cidade consome anualmente. According to Süddeutscher Zeitung currently produces 6.7 Terawatt hours (TWH) Ökostrom, que é mais do que a previsão de 6,2 TWH para o ano atual. Esse desempenho notável é o resultado de uma mudança consistente para energias renováveis desde 2009, quando o Conselho da Cidade estabeleceu o curso para isso. Naquela época, a produção de eletricidade verde era de apenas 0,4 TWH.
Florian Bieberbach, chefe do SWM por 16 anos, descreveu a primeira resolução do Conselho da Cidade como um período significativo de tempo. A mudança para a eletricidade verde foi um feito real: 90 % do TWH produzido agora vem da energia eólica, principalmente de regiões escandinavas e na costa do Mar do Norte. Como lembrete: em 2009, a mistura de geração SWM foi fortemente moldada por carvão, gás natural e energia nuclear.
Uma olhada no futuro
O SWM não apenas relembra os marcos alcançados, mas também planeja outra expansão ofensiva na área de energias renováveis. O crescente requisito de eletricidade em Munique, que deve aumentar para 6,8 TWH até 2030 e até 8,2 TWH até 2040, requer medidas adicionais. A expansão dos renováveis foi criticada no passado porque muitos projetos foram implementados fora de Munique. Até agora, apenas 7,6 % do SWM EcoStrom é gerado na Baviera, apesar de quase 250 projetos planejados na região.
A conversão da geração de energia é abrangente: até o final de 2022, a usina nuclear ISAR 2 deve sair da rede para avançar ainda mais a troca para combustíveis fósseis. Até agora, a proporção da produção de eletricidade a partir de energias renováveis já foi de 90 %, um aumento repentino em 5 % em 2009.
Projetos atuais
Os novos projetos incluem uma área ao ar livre fotovoltaica em Zengermoos, que se destina a criar 44 GWH Green Electricity por ano. Este sistema será colocado em operação este ano. Além disso, três novos parques solares são instalados em garching, Stachusried e Zenermoos, bem como um parque eólico com seis sistemas em Schernfeld até 2030. O SWM também está envolvido no setor eólico offshore com um projeto na Inglaterra e planejando projetos eólicos em Rammelshofen, cuja conclusão é planejada para 2026.
O SWM não apenas depende de um aumento nas capacidades de produção, mas também no atendimento ao cliente: várias ofertas como M-Eaststrom Regional e M-Solar Plus devem continuar apoiando a transição de energia. Com um lucro anual de uma média de 130 milhões de euros desde 2020, o segmento de eletricidade verde para o Munique Stadtwerke tem sido uma área de negócios de sucesso e mostra que a sustentabilidade e a economia podem andar de mãos dadas.
De acordo com o SWM, o objetivo é atingir a neutralidade climática completa até 2040 - cinco anos antes do governo federal. O desenvolvimento nos próximos anos pode, portanto, ser crucial para a forma como Munique é criada quando se trata de proteção climática e suprimento de energia. Também são promovidas medidas abrangentes na transição do tráfego, como usuários eletrônicos e infraestrutura de carregamento. Agora continua emocionante como a transição energética continuará se desenvolvendo em nossa bela cidade.
Details | |
---|---|
Ort | Freimann, Deutschland |
Quellen |