Jardins sob ataque: inquilinos de Munique lutam por suas flores!
Os inquilinos em Untergiesing devem desmontar os canteiros do jardim. Estão surgindo discussões sobre oásis verdes em áreas urbanas.

Jardins sob ataque: inquilinos de Munique lutam por suas flores!
Na Waldeckstrasse, em Untergiesing, os inquilinos têm de desmontar os seus pequenos jardins paisagísticos. A administração do imóvel informou aos moradores que as camas não autorizadas devem ser retiradas. Placas nos jardins indicam que foram criados sem permissão. O quarto não se destina a uso privado, o que causa grande desagrado entre os moradores. Os inquilinos enfatizam a importância desses jardins para a comunidade, pois trazem alegria e vitalidade.
André Löwig, morador de longa data, relata que existem até 20 leitos no bairro, alguns dos quais existem há mais de 40 anos. Não são apenas um local de plantas, mas também um ponto de encontro de vizinhos e fornecem habitat para muitos animais, como pássaros, ouriços, abelhas, abelhas e libélulas. Além disso, pessoas de fora, como quem sofre de demência, também visitam os pequenos oásis da natureza, o que sublinha a importância social destes jardins.
Uma questão de comunidade
Os residentes concordam que a jardinagem ajuda a manter relações de vizinhança e fortalece o espírito comunitário. Para muitos, estes jardins representam um oásis de relaxamento e encontros. Embora a administração da propriedade ainda não tenha respondido às acusações, os inquilinos concordam: há algo acontecendo! Eles não querem desistir tão facilmente e continuar a trabalhar em seus jardins.
Em Munique, os jardins arrendados não são incomuns na paisagem urbana. Eles estão localizados nas propriedades ou telhados de conjuntos residenciais e são criados por inquilinos ou proprietários. De acordo com urbane-gaerten-muenchen.de, existem várias centenas desses jardins compartilhados na cidade. Estes jardins são particularmente incentivados em novas áreas de desenvolvimento, como Riem, e em projetos habitacionais cooperativos. O departamento de construção de horticultura da cidade de Munique apoia a expansão de espaços verdes através de vários programas que estão ativos desde 1974.
O que dizem outras cidades?
Um olhar além das fronteiras mostra que existem desafios e oportunidades semelhantes na jardinagem urbana em cidades internacionais como Nova Iorque. Ao longo das décadas, muitas hortas comunitárias foram criadas ali, que não são apenas consideradas oásis verdes em uma cidade agitada, mas também locais de encontro dos moradores locais. Estas iniciativas provaram a importância da vegetação urbana para o bem-estar dos cidadãos. Jardins como o do Lower East Side mostram que, através do envolvimento da comunidade, podem ser criados espaços valiosos que também promovam a coesão social, como pode ser lido num relatório de taz.
A situação na Waldeckstrasse não é, portanto, isolada. Faz parte de uma discussão muito mais ampla sobre a valorização dos espaços verdes urbanos e a sua importância para a interação social. Os inquilinos de Untergiesing esperam agora que as suas vozes sejam ouvidas e que os seus queridos jardins sejam preservados - não só para eles, mas também para os muitos animais e pessoas que deles beneficiam.