Mustafa, o pequeno jogador de futebol: integração através do esporte!

Mustafa, o pequeno jogador de futebol: integração através do esporte!
München, Deutschland - “Ser a bola” -isso se aplica não apenas no futebol, mas também à integração de jovens com uma história de migração, como mostra o exemplo dos nove anos -um ano -que Mustafa. O talentoso jogador de meninos de Harras usa orgulhosamente o número dez em sua camisa verde e branca. Há quatro anos, ele veio para Munique com sua família do Senegal, e agora ele faz parte do projeto "Buntkickgut", que não apenas oferece a ele um time de futebol, mas também um pedaço de casa. Como relatórios [Br24] (https://www.br.de/nachrichten/kultur/integration-am-ball-fussball-kinder-kinder-taerken-seoll, Umxytxw), Mustafa não apenas luta no campo, mas também chega na escola com experiência de exclusão. Para muitas crianças com história de migração, o futebol é mais do que apenas um esporte. Na Alemanha, a população infantil com formação em migração cresce continuamente: 39% dos 5,3 milhões de crianças têm esse pano de fundo. Mustafa é tudo menos sozinho. Um estudo da Izi em Bayerische Rundfunk de 2021 mostra que 94% das crianças pesquisadas se sentem percebidas como "estrangeiras" ou "diferentes". Shaid, uma treinadora de 16 anos do Iêmen, também reconheceu essa percepção que observa o potencial do futebol para fortalecer jovens jogadores como Mustafa.
integração através do esporte
"Integração na bola" é o lema do projeto que Mustafa inspirou por sete meses. Fundada por Rüdiger Heid em 1997, começou como uma variedade de esportes em acomodações compartilhadas para requerentes de asilo e se transformou em uma liga de futebol de rua que agora também pode ser encontrada em outras cidades alemãs. Heid enfatiza a importância da troca sobre biografias pessoais para despertar curiosidade e promover o entendimento um pelo outro. O treinamento não é apenas sobre objetivos, mas também sobre as histórias pessoais dos jogadores.
O compromisso com a integração não só pode ser sentido em campo. Uma olhada nas estatísticas mostra que cerca de 50% dos jogadores da Bundesliga são cidadãos estrangeiros, uma participação que permanece constante por mais de duas décadas. Nos últimos anos, houve uma mudança na percepção: durante o Campeonato Europeu 2024, 35% dos jogadores de futebol com um histórico de migração foram um declínio em comparação com a Copa do Mundo de 2010, quando era de 48%. Media Service Integration continua que 69% dos clubes de futebol apoiam ativamente projetos para a integração de migrantes.
Racismo como um grande tópico
No entanto, também existem desafios. As estatísticas mostram que 16% dos membros do clube de futebol concordam com declarações racistas e houve 7.300 crimes na temporada 2023/2024 nas três primeiras ligas. Os projetos e iniciativas anti-racismo são, portanto, essenciais para promover a coexistência harmoniosa dentro e fora da praça. Sempre há discussões sobre como lidar com as correntes populistas corretas nos clubes. Mas o poder da comunidade não deve ser subestimado e há esforços constantes para fortalecer a diversidade no futebol.
Outro capítulo interessante são os clubes de futebol migrantes na Alemanha. Com 713, eles se combinam em cerca de 4,2% de todos os clubes de futebol. No passado, esses clubes muitas vezes desempenham um papel fundamental na integração e produziam muitos talentos. O DFB também se concentrou na integração do povo refugiado desde a crise dos refugiados de 2015 e lançou inúmeras iniciativas que também abordam jovens como Mustafa.
O futebol se conecta-isso se torna particularmente claro na comunidade de Parasport e entre os projetos de fãs contra o racismo. Numa época em que o tópico da diversidade no futebol se torna cada vez mais relevante, acontece que o compromisso nos clubes pode não apenas obter sucesso esportivo, mas também mudanças sociais. Como Rüdiger Heid disse: "Não se trata apenas da bola, mas também da coexistência e da troca sobre nossas histórias".
Nesse sentido, a bola para Mustafa rolará novamente no próximo fim de semana e, com todos os "objetivos", cruzará os obstáculos a caminho de uma maior auto -confiança e um futuro mais colorido.
Details | |
---|---|
Ort | München, Deutschland |
Quellen |