Um novo vento no escritório de bem-estar juvenil: Sarah Stadler segue Uwe Hacker!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uwe Hacker está se aposentando após 37 anos, Sarah Stadler será a nova chefe do escritório de bem-estar juvenil no distrito de Munique.

Uwe Hacker geht nach 37 Jahren in den Ruhestand, Sarah Stadler wird neue Leiterin des Jugendamts im Landkreis München.
Uwe Hacker está se aposentando após 37 anos, Sarah Stadler será a nova chefe do escritório de bem-estar juvenil no distrito de Munique.

Um novo vento no escritório de bem-estar juvenil: Sarah Stadler segue Uwe Hacker!

Estes são tempos emocionantes para o Gabinete de Bem-Estar Juvenil do Gabinete Distrital de Munique: após 37 anos de serviço, Uwe Hacker irá para a sua merecida reforma no dia 31 de outubro de 2025. O diretor de longa data, que está à frente da instituição desde 2006, realizou muito durante o seu tempo. Anteriormente, foi vice-chefe durante 12 anos, o que lhe deu uma visão profunda das necessidades das crianças, dos jovens e das suas famílias. Ele viveu a sua filosofia de colocar as pessoas no centro principalmente através da implementação de importantes inovações jurídicas, como a Lei do Bem-Estar da Criança e do Jovem e a Lei de Fortalecimento da Criança e do Jovem.

O Administrador Distrital, Christoph Göbel, não perdeu a oportunidade de homenagear o compromisso e a humanidade de Hacker em um discurso digno. “A sua visão e a sua capacidade de lidar com os desafios do bem-estar dos jovens sempre nos ajudaram a avançar”, afirma Göbel.

Sucessor com experiência

Sarah Stadler sucederá Uwe Hacker. Com mais de 20 anos de experiência no escritório distrital, ela traz um amplo conhecimento das estruturas de bem-estar infantil e juvenil. A sua formação académica inclui um diploma em educação social e um mestrado em serviço social. Nos últimos dois anos foi vice-chefe de departamento e anteriormente chefe do departamento de prevenção, aconselhamento e coordenação. Ao seu lado estará a Dra. Monika Wilken que assumirá como vice-gerente. O doutor em sociologia trabalha no gabinete distrital desde 2019 e é responsável por garantir que a digitalização e o controlo não permanecem apenas palavras da moda.

A nova equipa de gestão decidiu preservar as estruturas existentes, mas também moldar de forma dinâmica novos desenvolvimentos. As necessidades das crianças, dos jovens e das famílias da região são diversas, como mostra a situação da juventude no distrito de Munique.

Desafios atuais e visões futuras

A necessidade de ofertas de suporte oportunas é indiscutível. Em Outubro, o Comité de Bem-Estar Juvenil aprovou um conceito actual para o futuro desenvolvimento do planeamento do bem-estar juvenil. Em última análise, este planeamento é uma tarefa obrigatória do gabinete de bem-estar juvenil de acordo com a Secção 80 SGB VIII. Uwe Hacker descreveu as prioridades como “ágeis, dinâmicas e regionais”. Dois objetivos principais do novo conceito são o estabelecimento de processos de controle e qualidade, bem como o planejamento orientado às necessidades. “Especialmente numa heterogeneidade como a nossa, as ferramentas de planeamento dinâmico são essenciais”, explicou Stadler durante uma reunião.

Como resultado destas mudanças planeadas, especialistas como a planeadora de bem-estar juvenil Sarah Stadler e o controlador Benjamin Schäfer têm ideias claras sobre quais serviços são necessários e em que qualidade. O seu principal objetivo: “Utilizar os recursos que já existem” e melhorar o apoio aos jovens e às suas famílias.

Um dos projetos-piloto, testado com sucesso no município de Taufkirchen desde 2018, pretende servir como pioneiro para um conceito padrão em todo o distrito. O controlo e a cooperação com o Departamento da Criança, Juventude e Família foram intensificados. Um orçamento de 30.000 euros para “medidas extraordinárias” mostra a vontade dos conselhos distritais de tomar medidas concretas para melhorar o bem-estar dos jovens.

O bem-estar dos jovens na Alemanha, que tem estado em constante mudança desde as reformas do final da década de 1980, oferece agora importantes formas de apoio às crianças e às suas famílias. Os aspectos-chave aqui são a promoção de prevenção aberta e ofertas preventivas. O SGB VIII, que constitui a base do bem-estar infantil e juvenil, é continuamente adaptado para atender às novas necessidades. Historicamente, os gabinetes de assistência social aos jovens foram fundados já em 1922, mas o desenvolvimento no sentido de uma abordagem orientada para os serviços só começou na década de 1990.

Munique enfrenta um futuro emocionante na área do bem-estar juvenil - com uma nova gestão que impressiona pela sua experiência e tem vontade de enfrentar os desafios dos próximos anos.

Mais informações sobre a evolução e a estrutura do bem-estar juvenil no distrito de Munique podem ser encontradas no site da Distrito de Munique, Nosso Wurmtal e Bem-estar juvenil.