Os inquilinos de Munique alegram-se: reembolsos de despesas de aquecimento até 10.000 euros!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O prefeito Reiter anuncia reembolsos aos inquilinos de Munique que sofreram com contas de aquecimento falsas.

Oberbürgermeister Reiter kündigt Rückzahlungen für Münchner Mieter an, die unter falschen Heizkostenabrechnungen litten.
O prefeito Reiter anuncia reembolsos aos inquilinos de Munique que sofreram com contas de aquecimento falsas.

Os inquilinos de Munique alegram-se: reembolsos de despesas de aquecimento até 10.000 euros!

Hoje é um dia de alívio para muitos locatários em Munique. Como anunciou o prefeito Dieter Reiter, muitas das contas de custos de aquecimento enviadas por Münchner Wohnen precisam ser corrigidas com urgência. Nos últimos meses, muitos inquilinos, especialmente os da Wintersteinstrasse e da Fortnerstrasse, receberam pedidos de pagamentos atrasados, alguns dos quais chegam aos milhares. Os pagamentos adicionais são muitas vezes infundados porque se verifica que se devem a faturas incorretas.

O muenchen.t-online.de relata que alguns inquilinos podem receber até 10.000 euros de volta. Reiter, que é presidente do conselho de supervisão da Münchner Wohnen desde o final de junho de 2025, pediu desculpas em nome dos inquilinos afetados e pediu que todas as questões em aberto sobre as contas de serviços públicos excessivas fossem esclarecidas rapidamente.

Os altos custos de aquecimento são um problema

Os elevados custos de aquecimento têm várias causas. Há relatos de contratos de fornecimento de gás que estão fortemente ligados ao aumento dos preços no mercado de ações. Este desenvolvimento de 2022 levou a um aumento drástico nos custos. Além disso, uma análise técnica concluiu que a combinação de sistemas de aquecimento de tubo único obsoletos da década de 1970 e o isolamento moderno dos edifícios causou perdas extremas de calor. A inquilina Bettina L. disse ter recebido pagamentos atrasados ​​de vários milhares de euros. O tz.de observa que Christian Schwarzenberger, da esquerda, já tinha apontado este problema em 2024.

Reiter instruiu a Münchner Wohnen a verificar todos os sistemas técnicos para identificar a causa dos elevados custos de aquecimento. Ele enfatizou que os inquilinos não deveriam mais ser sobrecarregados injustificadamente e apelou a um procedimento de cobrança justo que cumpra a lei de arrendamento.

Perspectivas futuras

O que acontece a seguir? Os reembolsos necessários devem ser processados ​​de forma rápida e desburocratizada. Reiter anunciou que os reembolsos seriam necessários por vários anos porque muitas vezes faltavam medidores de aquecimento central em complexos residenciais. Estas são obrigatórias desde 2014 e teriam distribuído os custos de aquecimento de forma mais justa.

Finalmente, parece que a situação de muitos inquilinos em Munique é tensa, mas poderá tomar uma reviravolta positiva graças aos reembolsos anunciados e ao pedido oficial de desculpas do presidente da Câmara. O inquilino Gabriele G. e outras pessoas afetadas estão muito felizes com a avaliação e o pedido de desculpas.

Estes desenvolvimentos mostram como é importante chamar a atenção para tais queixas e garantir um tratamento justo aos inquilinos. Embora ainda existam alguns obstáculos a superar, há uma direção clara a seguir.