Munique: Comprar um apartamento está cada vez mais fácil – as tendências de preços surpreendem os compradores!
O mercado imobiliário de Munique apresentará uma inversão de tendência em 2025: os preços cairão, os compradores beneficiarão de um espaço habitacional maior em comparação com 2022.

Munique: Comprar um apartamento está cada vez mais fácil – as tendências de preços surpreendem os compradores!
Os actuais desenvolvimentos no mercado imobiliário de Munique estão a causar entusiasmo. Pela primeira vez em anos, algo parece realmente estar se movendo aqui. Atualmente, os compradores podem adquirir em média 39 metros quadrados de condomínio por 350 mil euros. São cinco metros quadrados a mais do que em 2022, o que certamente pode ser interpretado como uma notícia positiva para os futuros proprietários. Alto tz Haverá apartamentos maiores em 72 das 79 maiores cidades alemãs em 2025 do que há três anos com o mesmo orçamento.
Os preços dos imóveis em Munique também apresentam uma ligeira descida em comparação com 2022. Isto ocorre durante uma fase em que as taxas de juro para o financiamento de edifícios foram visivelmente reduzidas, o que dá aos potenciais compradores uma margem de manobra adicional. Embora Chemnitz ofereça 32 metros quadrados a mais de espaço habitacional pelo mesmo orçamento e Hamburgo tenha aumentado para 53 metros quadrados, Munique continua sendo a cidade mais cara da Alemanha.
Desenvolvimento de preços e desenvolvimento de mercado
Contudo, o quadro não é caracterizado apenas pela queda dos preços por metro quadrado. Após três anos de queda nos preços de compra, o mercado imobiliário de Munique dá sinais de recuperação. Segundo a associação imobiliária IVD, registou-se mesmo um ligeiro aumento dos preços nos últimos meses. Os preços dos condomínios existentes caíram inicialmente dos 9.500 euros por metro quadrado (pico em 2022) para 7.550 euros, e agora voltaram aos 7.700 euros por metro quadrado, pelo que sueddeutsche.de.
Stephan Kippes, do IVD, está optimista em relação a esta evolução e vê o novo aumento dos preços como um sinal de estabilização. Esta reviravolta pode ser importante para muitos residentes de Munique que procuram uma casa.
Comparação com outras cidades
Quem quiser ter uma visão geral da situação noutras cidades descobrirá que Berlim e Frankfurt também fizeram progressos, embora não consigam acompanhar Munique. Berlim perdeu cerca de onze metros quadrados em comparação com 2020, Colónia perdeu ainda mais – nomeadamente 15 metros quadrados. Apesar dos preços elevados, Munique continua a ser o local mais atraente da região metropolitana, mas o desenvolvimento de apartamentos maiores pelo mesmo dinheiro deverá agradar a muitos futuros compradores.
No geral, mostra que o mercado imobiliário de Munique está mais ativo do que nunca. A combinação de preços mais estáveis, maior espaço habitacional e taxas de juro em queda poderia, na verdade, ter o potencial de atrair a próxima geração de compradores de casas para a cidade.