Tiros no Domagkpark de Munique: o medo do crime de gangues está crescendo!
Tiros em Milbertshofen: Investigações sobre crimes de gangues após o incidente de 27 de agosto de 2025 em Munique. O que aconteceu?

Tiros no Domagkpark de Munique: o medo do crime de gangues está crescendo!
Em 27 de agosto de 2025, foram disparados tiros no apartamento de um iraquiano de 52 anos em Munique, mais precisamente na Max-Bill-Straße em Domagkpark. O incidente ocorreu como parte de uma investigação resultante de uma briga em massa em 19 de agosto, na qual um jovem de 19 anos ficou gravemente ferido. Apesar da grave situação, os policiais descobriram durante a busca no apartamento que a situação se agravou rapidamente. De acordo com tz.de, a polícia estava em “perigo significativo” durante a investigação e disparou pelo menos dois tiros de advertência. O iraquiano foi inicialmente preso, mas posteriormente libertado.
O crime de gangues é um grande problema em Munique. As tensões entre grupos como os Hells Angels e os Black Jackets que existem desde 2015 mostram que as ruas estão em chamas. Um trágico incidente ocorreu em junho de 2020, quando um homem de 45 anos foi esfaqueado e outro homem foi atingido em North Schwabing. Também houve confrontos mortais no passado. Em março de 2022, um iraquiano de 18 anos morreu vítima de um ferimento de faca durante uma disputa entre gangues, o que evidencia a situação preocupante em Munique.
O perigo dos grupos de rock
O Departamento Federal de Polícia Criminal (BKA) continua a alertar sobre o alto nível de perigo representado pelos roqueiros e grupos semelhantes a roqueiros na Alemanha. De acordo com n-tv.de, cerca de 8.800 pessoas foram organizadas em gangues de roqueiros “relevantes para a polícia” em 2019, com cerca de dois terços dos roqueiros potencialmente perigosos pertencentes a grupos conhecidos como os Hells Angels ou Bandidos. Estes grupos desempenham um papel significativo no crime organizado e estão envolvidos em diversas atividades criminosas, incluindo o tráfico de drogas, o tráfico de armas e a prostituição.
A diminuição dos conflitos públicos não é vista como um sinal de relaxamento. Na verdade, a pressão sobre a aplicação da lei é elevada e muitas investigações estão em curso. Embora a polícia de Berlim tenha estado ativa em 56 casos de crime organizado em 2019, isto é apenas a ponta do iceberg. Embora a pressão da perseguição tenha aumentado, o perigo permanece sombrio e real.
Um olhar sobre o crime organizado na Alemanha
O crime organizado é um problema grave na Alemanha que causa danos imensos. Em 2023, os danos causados por este crime ascenderão a colossais 2,7 mil milhões de euros, segundo [zdf.de](https://www.zdfheute.de/politik/deutschland/organisierte-kritikaet-banden-bka- Schaden-milliarden-100.html). Este é o valor mais elevado dos últimos dez anos. A maior parte do dinheiro é gerada através do crime cibernético, tráfico de drogas e crimes fiscais. Embora o tráfico de drogas represente cerca de 40% das investigações, crimes graves, como homicídios, também fazem parte do relatório.
No total, ocorreram 642 processos contra grupos do crime organizado em 2023. Resta saber como as autoridades irão lidar com estes desafios. As preocupações dos residentes em Munique estão a crescer e o medo dos jovens violentos não é infundado, mesmo que muitos vizinhos não queiram falar sobre as suas experiências. Esta situação exige soluções urgentes e um plano claro para combater a violência das gangues na cidade.
