Gastronomia berlinense à beira: restaurante de culto fecha portas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Am Hart destaca os desafios que a gastronomia de Berlim enfrentará em 2025: encerramentos, aumento dos custos e escassez de trabalhadores qualificados.

Am Hart beleuchtet die Herausforderungen der Berliner Gastronomie 2025: Schließungen, steigende Kosten und Fachkräftemangel.
Am Hart destaca os desafios que a gastronomia de Berlim enfrentará em 2025: encerramentos, aumento dos custos e escassez de trabalhadores qualificados.

Gastronomia berlinense à beira: restaurante de culto fecha portas!

O cenário da restauração em Berlim passou por momentos desafiadores no último ano de 2025. Uma retrospectiva mostra que vários restaurantes populares estavam à beira do fechamento devido ao aumento dos custos, à escassez aguda de trabalhadores qualificados e à falta de hóspedes. O encerramento foi particularmente doloroso Braufactum, que está presente na Alexanderplatz desde 2017. Aqui os visitantes puderam desfrutar de mais de 20 cervejas artesanais diferentes, a maioria das quais não produzidas de acordo com a lei de pureza alemã. O abandono da ligação ao Grupo Radeberger, que anteriormente apoiava o restaurante, trouxe consigo desafios económicos que não puderam ser ultrapassados.

Mas a Alexanderplatz não ficará vazia por muito tempo: um novo “Indian Restaurant & Cocktail Bar” já anunciou a sua abertura. Estas rápidas mudanças realçam a situação questionável em que se encontram muitos estabelecimentos de restauração. Ainda há esperança de que conceitos inovadores e equipas empenhadas estabilizem a indústria a longo prazo.

Situação crítica para muitos estabelecimentos de restauração

Uma rachadura atravessa a gastronomia de Berlim: enquanto alguns restaurantes e cafés temem pela sua existência, cadeias de fast food como esta continuam a se expandir Jornal de Berlim relatado. Distritos como Kreuzberg, Mitte e Prenzlauer Berg são particularmente afetados. As elevadas taxas de IVA, o aumento da burocracia e o aumento dos preços de compra estão a encurralar os donos de restaurantes. Segundo Gerrit Buchhorn da Dehoga Berlin, a situação é “parcialmente crítica” e as condições competitivas estão a tornar-se cada vez mais difíceis.

Para finalizar, a situação económica parece tensa. Cada vez mais proprietários de restaurantes lutam pela sua existência, enquanto o número de visitantes em Berlim só lentamente atinge os níveis de 2019. Além disso, existe um clima de consumo sensível aos preços, que é ainda agravado pelo elevado custo de vida. O Gastronomia de Berlim poderiam encontrar novas formas de enfrentar os desafios através de soluções tecnológicas, como robôs de serviço, mas o futuro permanece incerto.

O futuro permanece incerto

Outro exemplo da situação precária é o restaurante “Zum Oberfeld” em Berlim-Kaulsdorf, que registou um declínio de 20% nas vendas em Outubro de 2023. O proprietário Michael Hübner relatou um declínio no número de hóspedes regulares, enquanto os custos dispararam. Para contrariar a escassez criativa de trabalhadores qualificados, alguns edifícios dependem de inovações tecnológicas. Mas muitos na indústria questionam-se se isto será suficiente para enfrentar os desafios do futuro.

Um raio de esperança poderia ser a redução planeada do IVA de 19 para 7 por cento em 2026, a fim de equilibrar melhor a carga. No entanto, as associações estão céticas quanto à possibilidade de que isto realmente conduza a um alívio perceptível. Isto significa que o cenário da restauração em Berlim continua a ser um reflexo das incertezas económicas que afectam actualmente muitos sectores. A indústria continua a procurar incentivos e soluções de longo prazo para os funcionários sobreviverem em tempos de incerteza e mudança.