Munique ultrapassa o limite máximo de aluguel: 24,13 euros por metro quadrado na cidade velha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique 2025: Preços atuais de aluguel no distrito de Ludwigsvorstadt-Isarvorstadt e seu desenvolvimento em comparação com outros distritos.

München 2025: Aktuelle Mietpreise im Stadtteil Ludwigsvorstadt-Isarvorstadt und deren Entwicklung im Vergleich zu anderen Vierteln.
Munique 2025: Preços atuais de aluguel no distrito de Ludwigsvorstadt-Isarvorstadt e seu desenvolvimento em comparação com outros distritos.

Munique ultrapassa o limite máximo de aluguel: 24,13 euros por metro quadrado na cidade velha!

Os preços dos aluguéis em Munique continuam em forte tendência ascendente. No primeiro trimestre de 2025, o preço médio subiu para cerca de 19,6 euros por metro quadrado, tornando a capital da Baviera a cidade mais cara do Estado Livre. Esses números vêm de Mercúrio, que também mostram que Munique é duas vezes mais cara que a média alemã, de cerca de 8,84 euros por metro quadrado.

Os bairros mais caros de Munique são Altstadt-Lehel com impressionantes 24,13 euros/m², seguido por Ludwigsvorstadt-Isarvorstadt (23,55 euros/m²) e Au-Haidhausen (22,99 euros/m²). No outro extremo do espectro, os bairros mais baratos como Aubing-Lochhausen-Langwied (17,64 euros/m²) ou Allach-Untermenzing (18,45 euros/m²) impressionam pelos seus preços comparativamente acessíveis.

Índice de aluguel e desenvolvimentos atuais

De acordo com stadt.muenchen.de O índice de rendas na capital bávara é recriado a cada dois anos, sendo a última edição para 2025 completamente nova. Esta alteração surge na sequência da decisão da Câmara Municipal em 2011 de realizar as atualizações de dois em dois anos. A base para determinar estes dados são os apartamentos financiados pelo setor privado que sofreram alterações nos preços dos aluguéis durante um período de seis anos.

O que é particularmente interessante são os preços mais elevados, que são visivelmente elevados nos cantos mais tranquilos da cidade. Na Gärtnerplatz os preços são de 24,56 euros/m², enquanto no Deutsches Museum são devidos até 24,37 euros/m². Muitos residentes de Munique estão preocupados com o aumento dos aluguéis, que representa um desafio à acessibilidade da habitação.

Vista além das fronteiras de Munique

Num contexto mais amplo, a situação na Alemanha parece sombria. Alto FTD

Tal como previsto para 2025, o novo preço de aquisição estará disponível por 11,40 euros/m² em termos gerais. Encontrar uma habitação acessível é tornar-se cada vez mais difícil para as famílias de baixos rendimentos. Vozes críticas apelam a um número maior de projectos de construção e mais habitações subsidiadas para contrariar a escassez de habitação.

A situação em Munique é sintomática de uma tendência que atravessa muitas das principais cidades ao todo, e resta saber como a cidade e os responsáveis ​​​​​​irão lidar com estes desenvolvimentos. Porém, uma coisa é certa – as bandeiras do mercado imobiliário continuam altas!