Lute por limpeza e elevadores: estrelas de Haderner na revolta!

Anwohner in Hadern beklagen schlechte Wohnbedingungen, defekte Aufzüge und fordern Unterstützung von Behörden und Eigentümern.
Os residentes locais em Hader reclamam de más condições de vida, elevadores defeituosos e exigem apoio de autoridades e proprietários. (Symbolbild/MM)

Lute por limpeza e elevadores: estrelas de Haderner na revolta!

Em Munique, a AM Haderner Stern, os moradores de seu complexo residencial estão cheios: sujeira, excrementos de pombo e elevadores defeituosos tornam a vida lá um desafio diário. A iniciativa inquilino já entrou em contato com o comitê distrital para chamar a atenção para as condições precárias. No entanto, o apoio da câmara de suprimentos da Baviera, proprietário da instalação, até agora não conseguiu. "Atualmente, não temos tempo para nos comunicar com a iniciativa de inquilino", disse a câmara, que as pessoas afetadas apenas frustraram.

Derya Bozaba-Baylaz do SPD organizou uma caminhada noturna para inspecionar a situação no local. Mas durante a caminhada, os temidos argumentos com os jovens não se materializaram na escada. "Apesar das reivindicações, não havia pontos de encontro de grupos", disse um morador. O Comitê Distrital agora verifica se a ajuda do ministro da Justiça, Georg Eisenreich, pode ser obtida no Ministério do Interior. De acordo com a Câmara de Cuidados da Baviera, o complexo residencial causou uma "boa impressão" com uma inspeção atual - que pode ser vista tão criticamente.

Problema e limpeza do elevador

Os elevadores do complexo residencial têm uma parcela significativa no descontentamento dos inquilinos. O elevador menor da Câmara nº 39 está fora de operação desde o final de abril de 2025, enquanto o elevador maior da Câmara nº 35 não está funcional desde agosto de 2024. Esses problemas são particularmente graves para pessoas mais velhas ou pessoas com restrições. Flores de luz: os inquilinos podem usar o elevador no. 35, mas apenas para certos pisos. Uma campanha de assinatura agora exige o reparo imediato dos elevadores.

Os inquilinos se sentem abandonados, também devido à crescente poluição do sistema. De acordo com o seu, isso também é causado por residentes de outras instalações. Para combater o problema do pombo, o proprietário tomou medidas, mas depende da cooperação dos inquilinos - por exemplo, solicitando a alimentação dos pombos. Nesse contexto, a limpeza continua sendo um tópico quente.

idosos e conceitos de bairro

Quão importante é um ambiente de vida funcional e limpo para os idosos não é menos evidente na cooperação de iniciativas como o Haderner Stern. Aqui são oferecidas palestras e eventos para apoiar os idosos em suas preocupações. Com tópicos como segurança, saúde e cuidados, é feita uma tentativa de neutralizar a solidão na velhice e manter contatos sociais. Eventos como reuniões de bairro com café e bolo garantem uma cooperação sociável.

O estado livre da Baviera também promove conceitos de vizinhança amizade que devem atender às necessidades dos idosos. Esses conceitos dependem da acessibilidade e de uma boa infraestrutura para permitir uma vida auto -determinada. O apoio da ajuda diária e das redes sociais são componentes centrais que podem dar um novo momento para a vida social. Tais ofertas contribuem para o fato de que as pessoas mais velhas podem moldar sua vida cotidiana em suas salas de estar e, portanto, não sair do caminho.

Os desenvolvimentos atuais em Haderner Stern são um exemplo de quão importante é a comunicação entre inquilinos e proprietários. Somente através de um ouvido aberto e ajuda ativa pode ser criada uma melhoria nas condições de vida no complexo residencial.

Details
OrtHaderner Stern, 81375 München, Deutschland
Quellen