Lute por limpeza e elevadores: Haderner protagoniza a revolta!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os moradores de Hadern reclamam das más condições de vida, dos elevadores quebrados e exigem apoio das autoridades e dos proprietários.

Anwohner in Hadern beklagen schlechte Wohnbedingungen, defekte Aufzüge und fordern Unterstützung von Behörden und Eigentümern.
Os moradores de Hadern reclamam das más condições de vida, dos elevadores quebrados e exigem apoio das autoridades e dos proprietários.

Lute por limpeza e elevadores: Haderner protagoniza a revolta!

Em Munique, em Haderner Stern, os moradores do seu complexo residencial estão fartos: sujeira, excrementos de pombos e elevadores quebrados tornam a vida ali um desafio diário. A iniciativa dos inquilinos já contactou a comissão distrital de Hadern para chamar a atenção para as condições precárias. Mas até agora tem faltado o apoio da Câmara de Abastecimento da Baviera, proprietária da instalação. “Atualmente não temos tempo para comunicar com a iniciativa dos inquilinos”, disse a câmara, o que apenas frustra ainda mais os afetados.

Derya Bozaba-Baylaz, do SPD, organizou então uma caminhada noturna para inspecionar a situação no local. Mas durante a caminhada não ocorreram os temidos confrontos com os jovens na escadaria. “Apesar das reivindicações, não havia locais de encontro dos grupos”, explicou um morador. A comissão distrital está agora a analisar se é possível obter ajuda do Ministério do Interior através do Ministro da Justiça, Georg Eisenreich. No entanto, de acordo com a Câmara de Abastecimento da Baviera, o complexo residencial causou uma “boa impressão” durante uma inspeção recente – algo que pode ser considerado crítico.

Problema e limpeza do elevador

Os elevadores do complexo residencial desempenham um papel significativo na insatisfação dos inquilinos. O elevador mais pequeno da casa número 39 está fora de serviço desde o final de Abril de 2025, enquanto o elevador maior da casa número 35 não está operacional desde Agosto de 2024. Estes problemas são particularmente graves para os idosos ou pessoas com deficiência. Ponto positivo: os inquilinos podem usar o elevador no número 35, mas apenas para determinados andares. Uma campanha de assinaturas pede agora que os elevadores sejam reparados imediatamente.

Os inquilinos sentem-se abandonados, também devido à crescente poluição no complexo. Segundo a empresa, isso é causado em parte por moradores de outras instalações. O proprietário tomou medidas para combater o problema dos pombos, mas conta com a cooperação dos inquilinos - por exemplo, pedindo-lhes que parem de alimentar os pombos. Com isto em mente, a limpeza continua a ser um tema quente.

Idosos e conceitos de bairro

A importância de um ambiente de vida funcional e limpo para os idosos é demonstrada principalmente pela colaboração entre iniciativas como Haderner Stern. Palestras e eventos são oferecidos aqui para apoiar os idosos em suas preocupações. Com temas como segurança, saúde e cuidados, são feitas tentativas para combater a solidão na velhice e manter contactos sociais. Eventos como reuniões de bairro com café e bolo garantem um clima social.

O Estado Livre da Baviera também promove conceitos de vizinhança amigos dos idosos, destinados a satisfazer as necessidades dos idosos. Esses conceitos dependem de acessibilidade e boas infraestruturas para permitir uma vida autodeterminada. O apoio através da assistência quotidiana e das redes sociais são componentes centrais que podem dar um novo impulso à vida social. Estas ofertas ajudam os idosos a realizarem a sua vida quotidiana com segurança nos seus espaços de habitação e, assim, a não serem deixados para trás.

Os desenvolvimentos atuais em Haderner Stern são um exemplo da importância da comunicação entre inquilinos e proprietários. Somente através de um ouvido aberto e de uma ajuda ativa é possível conseguir uma melhoria nas condições de vida no complexo residencial.