Oktoberfest 2025: Após a ameaça dos explosivos – reabertura com sucesso!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Oktoberfest 2025 em Munique reabre após ameaça de explosivos; A disputa familiar levou a um trágico incidente em Lerchenau.

Oktoberfest 2025 in München nach Sprengstoffdrohung wieder eröffnet; Familienstreit führte zu tragischem Vorfall in Lerchenau.
Oktoberfest 2025 em Munique reabre após ameaça de explosivos; A disputa familiar levou a um trágico incidente em Lerchenau.

Oktoberfest 2025: Após a ameaça dos explosivos – reabertura com sucesso!

Após um incidente dramático na Oktoberfest de 2025 em Munique, a autorização foi dada na noite de quarta-feira. Após horas de encerramento, o recinto do festival reabriu às 17h30. O incidente que levou as autoridades de segurança ao local foi desencadeado por uma ameaça de explosivos e um subsequente ataque incendiário num edifício residencial no distrito de Lerchenau. Duas pessoas perderam a vida nestes incidentes, o que dramatizou ainda mais a situação.

Na manhã de 1º de outubro de 2025, os serviços de emergência receberam relatos de explosão e incêndio em um prédio residencial em Lerchenau. Não só foram ouvidas explosões; Armadilhas também foram descobertas no prédio. Uma operação pesada do corpo de bombeiros teve de ser cancelada quando ficou claro que havia um risco agudo de explosões. Os serviços de bombeiros e resgate estiveram no local com mais de 160 serviços de emergência, mas o combate a incêndios teve que ser interrompido devido aos riscos.

Conflito familiar como gatilho

De acordo com relatos da n-tv e nau.ch, suspeita-se que uma disputa familiar tenha desencadeado a tragédia. Um homem de 57 anos incendiou a casa e plantou artefatos explosivos, provavelmente por motivos familiares. Tragicamente, o homem e seu pai de 90 anos morreram nos incidentes, enquanto uma mãe de 81 anos foi levada ao hospital com ferimentos de bala. Sua filha de 21 anos foi resgatada no andar superior da casa.

Uma carta do autor do crime contendo uma ameaça de bomba contra a Oktoberfest foi apreendida pela polícia. Os receios iniciais de motivação política foram rapidamente dissipados; pelo contrário, a polícia estava a investigar um possível litígio sucessório com base no conteúdo da carta do alegado perpetrador.

Extensas medidas de segurança

As precauções de segurança em torno da Oktoberfest foram enormemente reforçadas este ano devido a um cenário de ameaça crescente. Segundo o prefeito Dieter Reiter, mais de 500 policiais e 30 cães detectores de explosivos estavam de plantão para garantir a segurança dos visitantes do festival. Os serviços de emergência mantiveram a situação sob controlo durante todo o período de ameaça, a fim de evitar possíveis perigos numa fase inicial.

Graças a estas medidas e à rápida resposta da polícia, o recinto do festival reabriu pouco depois do incidente. “A segurança é a nossa principal prioridade; nada pode ser deixado ao acaso”, enfatizou o ministro do Interior, Joachim Herrmann, durante uma conferência de imprensa.

Balanço positivo apesar das críticas

Também há boas notícias da própria Oktoberfest. De acordo com relatórios anteriores, o evento popular registou um elevado número de visitantes em 2024, apesar das mudanças climáticas. O balanço das medidas de segurança foi positivo, uma vez que a criminalidade diminuiu face ao ano anterior e as emergências médicas no posto médico também diminuíram sensivelmente. Os controles recém-introduzidos com detectores de metal portáteis nas entradas estão se mostrando eficazes na apreensão de vários itens perigosos.

Em última análise, uma coisa permanece clara: a Oktoberfest de 2025 em Munique foi salva de algo pior graças às medidas rápidas e eficazes tomadas pelos serviços de emergência e pelas autoridades de segurança. Apesar de um início tenso, o festival pode agora continuar com um clima de expectativa.