Construção de bonde em Johanneskirchen: o governo interrompe novamente os serviços municipais!
As concessionárias municipais de Munique estão paralisando a construção de bondes em Johanneskirchen devido à falta de licenças. Moradores e políticos expressam preocupações.

Construção de bonde em Johanneskirchen: o governo interrompe novamente os serviços municipais!
A rota planejada do bonde em Johanneskirchen está mais uma vez à beira do abismo. Em 3 de julho de 2025, a concessionária municipal de Munique (SWM) deveria começar a realizar testes de solo na rota, mas esta obra foi cancelada devido a uma mensagem urgente do governo da Alta Baviera (ROB). O ROB aconselha o SWM a abster-se de novas investigações por enquanto, uma vez que a aprovação da autoridade de supervisão responsável ainda está pendente. A paralisação da construção ocorre em um momento infeliz, pois os preparativos para a conexão de bonde de 700 metros de comprimento da Cosimastraße à estação S-Bahn de Johanneskirchen já deveriam ter começado.
Este atraso não é o primeiro: já houve problemas com o projeto no passado. Em 2023, o abate de árvores e a colocação de tubagens foram interrompidos porque os pareceres jurídicos foram mal interpretados. As concessionárias municipais também expressaram opiniões diferentes sobre a situação jurídica no atual processo de aprovação. Um advogado que representa os opositores à construção da rota vê a situação actual como mais uma falha numa série de acidentes que cercam o eléctrico de Johanneskirchen.
Licença de construção e preparativos
Para poder continuar o trabalho, as concessionárias municipais teriam que apresentar um pedido de aprovação e explicar a necessidade de testes de solo. Os trabalhos preparatórios do traçado do eléctrico, que colocam gravemente em perigo 149 árvores, incluindo 89 ao abrigo dos regulamentos de protecção de árvores, também foram interrompidos. O prefeito Dieter Reiter (SPD) exige a preservação das árvores ao longo do percurso, o que encontra resistência dos moradores que reclamam da poluição sonora e da perda de espaços verdes.
Estas dificuldades contínuas com o projecto do eléctrico em Johanneskirchen podem ter um impacto negativo no planeamento e implementação de novas soluções de transporte em Munique. A Munich Transport Company (MVG) está planejando a nova rota do bonde Westtangente, que conectará cinco distritos no oeste de Munique. Esta medida visa melhorar significativamente a situação do trânsito.
momento na política de transportes
O MVG já anunciou que a implementação do projeto Westtangente terá início após o recebimento do edital de aprovação do planejamento. O primeiro troço, que circula entre Agnes-Bernauer-Straße e Ammerseestraße, está previsto para entrar em funcionamento no final de 2025. A construção está dividida em vários troços e já estão a ser feitas muitas obras nas infra-estruturas de transporte nos bairros vizinhos, como a instalação de água e gás.
Com mais de 3.700 árvores na área do projecto, espera-se que cerca de 90 por cento sejam preservadas, o que irá tranquilizar os residentes e ambientalistas. Será um momento emocionante para a política de transportes de Munique: enquanto os serviços municipais enfrentam os desafios da rota do eléctrico em Johanneskirchen, o MVG promete progressos noutras áreas que pretendem melhorar a mobilidade na cidade.
A situação actual é uma indicação clara de quão complexos e desafiantes podem ser os projectos de infra-estruturas. Com tantas pessoas envolvidas e opiniões, resta saber como se desenvolverá a situação em torno da rota do eléctrico em Johanneskirchen. tz.de e sueddeutsche.de informa continuamente sobre os últimos desenvolvimentos, enquanto o MVG apresenta a perspectiva de novas licenças de construção e informa os cidadãos sobre o progresso da tangente oeste do bonde. mvg.de fornece insights interessantes sobre as medidas planejadas para um melhor networking em Munique. A população de Munique aguarda ansiosamente os próximos passos.