A nova Vila Olímpica de Munique: Teremos em breve os melhores alojamentos?
Munique está planejando uma nova Vila Olímpica em Daglfing para os Jogos de 2040/44, com conceitos de vida sustentável e espaços verdes.

A nova Vila Olímpica de Munique: Teremos em breve os melhores alojamentos?
Muita coisa parece estar acontecendo em Munique, especialmente no nordeste da cidade, onde será construída uma nova Vila Olímpica para cerca de 16 mil atletas e funcionários dos próximos Jogos Olímpicos. Esta iniciativa não é apenas um projeto estimulante para os atletas de 2040 ou 2044, mas também um passo significativo em direção ao desenvolvimento urbano sustentável. A administração municipal já lançou planos para uma medida intensiva de desenvolvimento urbano nesta área. Apesar dos extensos planos, a cidade quer evitar as expropriações e, em vez disso, planeia um diálogo com os proprietários privados da área. Isto é apoiado, entre outras coisas, pelos esforços da cidade para implementar todo o projeto com o mínimo de esforço possível, como relata abendzeitung-muenchen.de.
A imagem familiar da Vila Olímpica de 1972, que hoje é valorizada como um lugar para se viver sem carros, inspirou o planejamento da cidade. Naquela época, como agora, o foco deveria estar em distâncias curtas, amplos espaços verdes e um ambiente de vida agradável. Uma forma diferente de lidar com o trânsito, com garagens de bairro e zonas baixas para carros, também faz parte do novo conceito. O esperado projeto de reforma dos apartamentos após os Jogos, sem demolir os prédios, atesta o uso consciente dos recursos e faz parte da visão da cidade de diversos usos possíveis, como já acontecia na Vila Olímpica, que abrigou inúmeros atletas em 1972 e posteriormente foi convertida para servir como complexo residencial (heinlewischer.de).
Sustentabilidade e pressão habitacional
Outro elemento importante do planeamento é a criação de um distrito urbano habitável. A cidade quer garantir que haja espaço suficiente para os cidadãos de Munique após os jogos. Estão planejados vários novos apartamentos que irão aliviar de forma sustentável a pressão habitacional em Munique. Os conceitos anteriores previam que os apartamentos dos ex-atletas fossem convertidos em apartamentos regulares após os jogos, o que já se tornou realidade nos Jogos de Verão de 1972, quando foram criados cerca de 3,5 mil apartamentos entre cerca de 14 mil alojamentos. (tz.de).
Além da nova Vila Olímpica, um lago para banho pretende aumentar a qualidade de vida na nova área residencial. Como parte de um estudo de viabilidade, serão desenvolvidos conceitos que mostram como esses planos podem ser realizados. Com estes projetos, a cidade não procura apenas a criação de espaços habitacionais atraentes, mas também a visão de um futuro mais verde para Munique. No geral, o projeto mostra que a cidade está bem posicionada no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.
Esta iniciativa não só concretiza sonhos desportivos, mas também reimagina todo um bairro da cidade que será importante tanto para os residentes como para os convidados dos Jogos Olímpicos. Isto dá a Munique a oportunidade de combinar a sua história como cidade anfitriã com uma abordagem nova e moderna, criando ao mesmo tempo um lar atraente para os seus cidadãos.