Elevadores e escadas rolantes na Baviera: cada segundo dispositivo falha!
Elevadores e escadas rolantes defeituosos nas estações ferroviárias da Baviera: Mais de 50% dos sistemas irão falhar em 2025, colocando em risco a acessibilidade.

Elevadores e escadas rolantes na Baviera: cada segundo dispositivo falha!
Na Baviera há um enorme problema com elevadores e escadas rolantes avariados nas estações ferroviárias. Se olharmos para os números de 2025, rapidamente se torna claro que a situação está tudo menos otimista. De acordo com um relatório de T on-line Mais da metade de todos os elevadores das estações ferroviárias da Baviera ficaram fora de serviço por pelo menos um dia. Isto tem consequências graves, especialmente para as pessoas com restrições de mobilidade, pois muitas vezes necessitam de ajuda se os sistemas técnicos falharem. O trânsito muitas vezes pode ser um verdadeiro desafio para cadeirantes e famílias com carrinhos de bebê.
As ferrovias alemãs contaram atualmente com mais de 380 elevadores defeituosos e cerca de 130 escadas rolantes em cerca de 1.000 estações ferroviárias na Baviera. O elevado número de falhas a longo prazo é particularmente preocupante: em 42 casos, os elevadores permaneceram defeituosos durante mais de uma semana, e este também foi o caso 51 vezes com escadas rolantes. Uma interrupção operacional grave causada por vandalismo ou uso indevido é ainda agravada ao pressionar o interruptor de parada de emergência. Isto não é apenas irritante, mas também tem um impacto negativo na fiabilidade do transporte público.
Acessibilidade em foco
O governo do estado da Baviera planeia expandir ainda mais a acessibilidade nos transportes públicos locais, a fim de garantir uma utilização melhor e, acima de tudo, mais segura para todos os passageiros. Embora a ferrovia faça todos os esforços para reparar os sistemas defeituosos o mais rápido possível, a realidade é muitas vezes diferente: elevadores e escadas rolantes defeituosas permanecem frequentemente fechados durante dias ou mesmo semanas.
Olhando para as 130 escadas rolantes que estavam em operação no Estado Livre no ano passado, fica claro que quase todos estes sistemas falharam pelo menos uma vez. Isto torna ainda mais clara a necessidade de uma renovação técnica abrangente e de melhores estratégias de manutenção.
É importante que a mobilidade de todos os cidadãos da Baviera continue garantida. Uma resposta rápida às interrupções e um planeamento de manutenção sustentável poderão garantir que as pessoas possam voltar a utilizar os transportes públicos com uma sensação melhor. Esperemos que as medidas anunciadas sejam realmente implementadas.