Votações de Munique para os Jogos Olímpicos: 66,4% por inscrição!
Com 71,7%, Allach-Untermenzing apresenta a maior aprovação para a candidatura olímpica de Munique para 2036-2044. Os cidadãos votam!

Votações de Munique para os Jogos Olímpicos: 66,4% por inscrição!
Numa reviravolta emocionante, Munique deu hoje mais um passo em direção a uma possível candidatura olímpica. Um total de 305.349 cidadãos, o que corresponde a 66,4 por cento dos eleitores, votaram a favor da candidatura aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão. Isso fica evidente nos resultados da votação de hoje, que foram anunciados às 18h. em mais de 100 assembleias de voto. Mais de 1,1 milhão de residentes de Munique foram chamados a votar e a participação eleitoral foi de impressionantes 42%, um nível recorde. A questão crucial era: “Você é a favor de que a capital do estado, Munique, se candidate aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão, que acontecerão em 2036, 2040 ou 2044?” , relata o tz.
A oposição recebeu menos apoio com 154.359 votos, o que representa 33,6 por cento. O quórum exigido de pelo menos 10% dos eleitores com direito a voto foi alcançado. A aprovação foi particularmente elevada em Allach-Untermenzing, com 71,7 por cento, seguida por Maxvorstadt (70,9 por cento) e Altstadt-Lehel (70,5 por cento). Em comparação, menos cidadãos em Sendling (61,7 por cento), Bogenhausen (62,6 por cento) e Laim (63,3 por cento) votaram a favor da candidatura.
O caminho para a implementação
Graças a esta votação clara, a cidade tem agora a oportunidade de trabalhar no conceito da aplicação. Munique tem de vencer três concorrentes na Alemanha. A decisão sobre o candidato da Confederação Alemã de Desportos Olímpicos terá lugar em setembro de 2026. O presidente da Câmara de Munique, Dieter Reiter, sublinha que estes jogos não seriam apenas um evento desportivo, mas também poderiam proporcionar um impulso significativo ao desenvolvimento urbano, construção de habitação e transportes públicos locais.
As primeiras contagens mostraram que mais de um terço dos eleitores já tinham votado por correspondência. Pela primeira vez, a cidade enviou aos cidadãos documentos de votação por correspondência não solicitados, o que poderá ter contribuído para a elevada participação eleitoral. Os primeiros resultados eram esperados por volta das 19h. , acrescenta o BR.
As esperanças dos apoiadores são grandes, mas os oponentes da aplicação também falam alto. A aliança “NOlympia” alerta para possíveis dívidas elevadas e aumento do custo de vida que poderiam acompanhar a realização dos jogos. Salientam que os custos estimados para as infra-estruturas e instalações desportivas necessárias poderão ser de pelo menos cinco mil milhões de euros. Um grande pedaço financeiro que a cidade teria que cobrir sozinha.
Os locais de competição planejados
Grande parte das competições acontecerá em Munique, mas também nas comunidades vizinhas. Os lagos em Oberschleissheim são destinados a competições de remo e o Lago Starnberg é destinado à natação. Também está prevista a construção de uma piscina temporária em uma arena multifuncional do aeroporto. Outras instalações desportivas serão instaladas no Parque do Palácio Nymphenburg, no Jardim Inglês, em Riem, no Theresienwiese e no recinto de exposições. Você pode ler mais informações sobre isso aqui.
A decisão do Comitê Olímpico Nacional está na agenda do próximo ano. A candidatura de Munique poderia, portanto, seguir uma direção voltada para o futuro que poderia um dia enriquecer tanto a cidade como a região. Uma boa mão poderá definir o rumo para os próximos anos.