Siemens Mobility inaugura sede moderna e cria 500 empregos!
A Siemens Mobility abrirá a sua nova sede em Allach, Munique, no dia 7 de julho de 2025, com um investimento de 250 milhões de euros e 500 novos empregos.

Siemens Mobility inaugura sede moderna e cria 500 empregos!
Em 7 de julho de 2025, finalmente chegou a hora: a Siemens Mobility inaugurou sua nova sede em Allach, Munique. Com um investimento impressionante de 250 milhões de euros nos últimos dois anos, o local deverá ser uma das fábricas ferroviárias mais modernas da Europa. O novo edifício, que mais do que triplicou o espaço de escritórios, oferece espaço para mais de 2.500 funcionários e cria mais de 500 novos empregos. Jornal do sul da Alemanha relata que celebridades políticas bávaras também estiveram presentes na cerimónia de abertura, incluindo o primeiro-ministro Markus Söder, o ministro da Economia Hubert Aiwanger e o presidente da Câmara de Munique, Dieter Reiter.
A nova localização não é apenas um destaque arquitetônico que combina a arquitetura industrial tradicional com elementos modernos, mas também consolida a Siemens como pioneira na indústria ferroviária. A locomotiva elétrica Vectron, produzida em Allach, está agora em utilização em mais de 20 países europeus. Neste dia especial, a 1.750ª locomotiva Vectron foi inaugurada e entregue a um cliente; Um total de mais de 2.700 locomotivas já foram vendidas. Juntas, essas locomotivas percorreram mais de 1,2 bilhão de quilômetros operacionais.
O futuro da indústria ferroviária
A digitalização desempenha um papel crucial na nova sede da Siemens Mobility. Ferramentas como software de análise baseado em IA e gêmeos digitais ocupam o centro do palco para otimizar significativamente a produção e a manutenção. Um aumento de três vezes nos níveis de capacidade de serviço garante que até 80 revisões de locomotivas possam ser realizadas anualmente no Centro de Serviços Ferroviários, aumentando ainda mais a eficiência. Comunicado de imprensa da Siemens descreve como Munique-Allach representa agora o epicentro da produção ferroviária moderna.
Destaque para as inovações das locomotivas Vectron, descritas como “supercomputadores de 9.000 HP”. Estas locomotivas têm a capacidade de realizar elas próprias 70% dos trabalhos de manutenção, o que não só poupa tempo, mas também reduz a pegada de carbono da indústria ferroviária. O CEO da Siemens Mobility, Michael Peter, enfatiza que o foco está na disponibilidade de 100% dos trens e na melhoria da experiência do cliente. Relatório de Locomotiva descreve como a integração de tecnologias digitais e APIs padronizadas melhora o acesso a dados cruciais.
Uma vitória para a região
Ao transferir a sede de Munique-Perlach para Allach, não só a Siemens será fortalecida, mas a economia regional também será beneficiada. A região está a ganhar empregos altamente qualificados e a posicionar-se como um local importante para a indústria ferroviária na Alemanha. Até 2028, o número de funcionários aumentará para mais de 2.500, o que sublinha a tendência positiva no cenário de desenvolvimento de Munique.
A Siemens Mobility preparou-se para o futuro com tecnologias de ponta. Estas incluem instalações guiadas por laser e soluções de software inovadoras que aumentam ainda mais a eficiência dos processos de produção. Com estes novos impulsos, a empresa não só demonstra um elevado nível de compromisso com o seu próprio desenvolvimento, mas também com toda a indústria ferroviária e com o seu futuro sustentável.