40 anos do Gabinete de Igualdade de Oportunidades de Munique: Progressos e desafios!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique comemora 40 anos de escritório de igualdade de oportunidades: O objetivo é a igualdade de oportunidades para as mulheres. Nicole Lassal lidera importantes medidas de melhoria.

München feiert 40 Jahre Gleichstellungsstelle: Ziel ist Chancengleichheit für Frauen. Nicole Lassal leitet wichtige Maßnahmen zur Verbesserung.
Munique comemora 40 anos de escritório de igualdade de oportunidades: O objetivo é a igualdade de oportunidades para as mulheres. Nicole Lassal lidera importantes medidas de melhoria.

40 anos do Gabinete de Igualdade de Oportunidades de Munique: Progressos e desafios!

Munique comemora um aniversário notável: a cidade promove a igualdade entre mulheres e homens há 40 anos. O Gabinete para a Igualdade de Oportunidades foi criado em 1985 por uma resolução do conselho municipal e prossegue o importante objectivo de provocar mudanças a fim de fazer cumprir o requisito constitucional de igualdade para as mulheres. “Queremos promover a igualdade no trabalho, na família e na sociedade”, explica Nicole Lassal, que dirige o escritório há uma década. A cientista política de 54 anos, que tem quatro filhas adultas, lidera uma equipa de doze colaboradores que partilham nove cargos a tempo inteiro, o que permite uma abordagem de trabalho dinâmica e flexível. Isso é o que ela relata Jornal do sul da Alemanha.

Os sucessos do órgão para a igualdade são óbvios quando olhamos para os dados dos funcionários da cidade de Munique: com cerca de 40.000 funcionários, a cidade está a mostrar progressos na igualdade empresarial, especialmente em cargos de gestão. Embora a Lei da Igualdade de Oportunidades de 1998 tenha reforçado a participação das mulheres, as disparidades salariais entre homens e mulheres continuam elevadas. Atualmente é de 18%, apesar de uma queda de 23%, e é particularmente pronunciada em setores tradicionais como a indústria automóvel. Há aqui um grande potencial para novas melhorias, que são urgentemente necessárias, porque as mulheres só são representadas por um quarto no parlamento estadual da Baviera, enquanto a proporção de mulheres no conselho municipal de Munique é de uns impressionantes 50%. hallo-muenchen.de relatado.

Desafios e plano de ação

Mas os desafios estão longe de serem superados. Em particular, a compatibilidade entre família e trabalho, bem como a questão da violência específica de género continuam a representar grandes obstáculos. Para abordar ativamente estes problemas, foi desenvolvido um plano de ação abrangente com 33 medidas concretas. “Entre outras coisas, oferecemos cursos de autoafirmação nas escolas e planejamos abrir outro abrigo para mulheres”, diz Lassal. É extremamente importante que o Gabinete para a Igualdade de Oportunidades esteja envolvido em todas as questões relevantes de pessoal e nas propostas do conselho municipal sobre questões de igualdade.

Se olharmos para a situação geral do mercado de trabalho alemão, torna-se claro que as mulheres ainda estão em desvantagem. Um estudo actual do Instituto de Economia e Ciências Sociais mostra que a desigualdade existe em quase todos os sectores. Por exemplo, as mulheres ganham menos do que os seus colegas do sexo masculino em 45 dos 46 setores examinados. As disparidades salariais entre homens e mulheres variam muito dependendo do setor, com diferenças por vezes dramáticas. Embora as mulheres representem 80% da força de trabalho da saúde, vemos menos de 30% de mulheres no setor Fundação Böckler determina.

A igualdade continua a ser uma questão central que exige esforços a longo prazo e boa mão. Porque só juntos poderemos ajudar a garantir que as mulheres e os homens na nossa sociedade tenham finalmente oportunidades iguais - no mundo profissional, bem como na vida privada.