Novo edifício de cuidados paliativos em Munique: o que isto significa para os pacientes!
A enfermaria de cuidados paliativos de Harlaching será inaugurada em 2026, melhorará o atendimento de pessoas gravemente doentes e oferecerá quartos individuais modernos.

Novo edifício de cuidados paliativos em Munique: o que isto significa para os pacientes!
O cenário médico de Munique será enriquecido por um projeto importante nos próximos anos: a enfermaria de cuidados paliativos da Clínica Schwabing de Munique deverá ser inaugurada em meados de 2026 em um novo prédio na Clínica Harlaching de Munique. O distrito de Schwabing terá de prescindir dos atuais oito leitos em Schwabing, enquanto dez leitos estarão disponíveis em Harlaching. Passarão então a ser disponibilizadas na região 18 camas para pessoas com doenças graves, o que é apoiado por uma decisão conjunta da comissão de saúde da Câmara Municipal. Este votou por unanimidade a favor da fusão das unidades de cuidados paliativos, a fim de melhorar a situação dos cuidados. Mas as preocupações dos residentes e dos políticos, como Stefan Jagel da Esquerda e Alexandra Gassmann da CSU, não podem ser ignoradas: apelam à manutenção da enfermaria de cuidados paliativos em Schwabing, uma vez que não existem ofertas comparáveis em Schwabing-West e noutras partes do norte de Munique.
Uma parte significativa deste projeto é o futuro projeto “Mük20++”, que é apoiado pelo Estado Livre da Baviera e pela capital do estado de Munique, com um investimento de mil milhões de euros. Isto não só mostra o compromisso com melhores cuidados de saúde, mas também a necessidade de otimização no campo da medicina paliativa. Como parte do projeto, os departamentos médicos serão agrupados para garantir um atendimento eficaz ao paciente.
Instalações e gama de serviços da nova unidade de cuidados paliativos
A nova enfermaria de cuidados paliativos em Harlaching promete não só uma capacidade ampliada, mas também uma atmosfera atraente. Os quartos individuais são planejados com design escandinavo, banheiro privativo e acesso à varanda. Familiares e amigos podem opcionalmente pernoitar com os pacientes, o que permite uma proximidade especial nestes tempos desafiantes. A enfermaria é operada por uma equipe interdisciplinar de médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros especialistas que se dedicam a melhorar a qualidade de vida de pessoas gravemente enfermas.
A oferta na nova enfermaria de cuidados paliativos inclui não só tratamentos médicos e terapias da dor, mas também apoio psicossocial, orientação espiritual, bem como aconselhamento social e ajuda na alta. Reuniões regulares da equipe garantem que a situação do paciente e as abordagens de tratamento adequadas sejam sempre o foco. A admissão ocorre de acordo com critérios especiais que visam garantir que as pessoas afetadas recebam os cuidados de que necessitam.
O papel dos cuidados paliativos ambulatoriais
Além do atendimento hospitalar, o serviço ambulatorial de cuidados paliativos também terá um papel importante. Este serviço destina-se a pacientes que não necessitam de tratamento hospitalar e oferece atendimento no próprio domicílio. Ajudantes voluntários prestam apoio aqui sob a orientação de pessoal especializado, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas em casa. Esta é uma opção valiosa, principalmente para quem deseja morrer em um ambiente familiar. É importante respeitar a vontade do paciente e encontrar a melhor solução em conjunto com os médicos assistentes, seja num ambiente privado ou num serviço especializado.
Os desenvolvimentos em torno dos cuidados paliativos em Munique mostram claramente que o tema é altamente relevante e requer grande atenção. Os próximos passos nos cuidados paliativos serão monitorizados de perto, especialmente com o relatório planeado do inventário de cuidados paliativos agendado para 2027.
O que iremos experienciar nos próximos anos não é apenas uma mudança nos cuidados espaciais, mas também um repensar no sentido de uma abordagem integrada aos cuidados paliativos - e isso deverá ser de grande benefício tanto para os pacientes como para as suas famílias.