Munique atinge a meta climática: 6,7 TWH Eletricidade verde de 2025!

Die Stadtwerke München erreichen 2025 ihr Ziel der Ökostromproduktion, die den Verbrauch der Stadt übersteigt. Nachhaltigkeit im Fokus.
Em 2025, a Stadtwerke Munique chegou ao seu destino para a produção de eletricidade verde, que excede o consumo da cidade. Sustentabilidade em foco. (Symbolbild/MM)

Munique atinge a meta climática: 6,7 TWH Eletricidade verde de 2025!

Riem, Deutschland - Ótimas notícias para o cenário energético em Munique: de 2025, Stadtwerke Munique (SWM) gerará tanta eletricidade verde quanto a cidade consome. Isso foi anunciado em uma conferência de imprensa pelo chefe da SWM, Florian Bieberbach, em 1º de julho de 2025. Por muitos anos, o SWM fez campanha para a expansão de energias renováveis, uma meta que foi decidida pelo conselho da cidade em 2009.

Mas o resultado não é coincidência. A maioria da eletricidade verde - cerca de 90% - vem da energia eólica, especialmente de usinas na Escandinávia e na costa do Mar do Norte. No SWM, a mudança ocorreu ao longo dos anos. Há 16 anos, o mix de geração dependia fortemente de combustíveis fósseis, enquanto hoje a eletricidade verde tem uma parte significativa da oferta geral. É um progresso cada vez mais visível que mesmo posiciona as concessionárias municipais como um pioneiro em toda a Europa na transição energética, como disse o oficial econômico Christian Scharpf.

Investimentos e infraestrutura

No total, o SWM investiu 4,2 bilhões de euros na área de produção de energia renovável até o final de 2024. Apesar das circunstâncias adversas, como um ano eólico desfavorável, o SWM assume que já é mais eletricidade do que o necessário este ano. Esses investimentos pagam ainda mais porque o aumento médio anual do rendimento no segmento de eletricidade verde tem cerca de 130 milhões de euros desde 2020. Nos próximos cinco anos, será esperado rendimentos ainda mais altos de cerca de 100 milhões de euros por ano.

Em Munique e na área circundante, as concessionárias municipais já são muito ativas: mais de 230 sistemas solares, quatro parques solares, duas turbinas eólicas, 13 plantas hidrelétricas, bem como geotérmicas e uma planta de biomassa, já estão em operação. Este ano, outros três parques solares em Zengermoos, Garching e Stachusried, devem ficar on -line, no qual o maior sistema fotovoltaico de Zengermoos deve produzir um orgulhoso 44 horas de gigawatt por ano.

Olhe para o futuro

Os planos do SWM também contêm uma ofensiva ambiciosa de energia eólica. Seis novas turbinas eólicas em Schernfeld e projetos adicionais em Rammertshofen são planejados até 2030. A cidade reagirá à crescente demanda: as estimativas mostram que o requisito de eletricidade em Munique aumentará para 6,8 TWH até 2030 e até 8,2 TWH até 2040.

Outro passo importante para a neutralidade climática completa até 2040 inclui a conversão da produção de aquecimento distrital de usinas a gás em hidrogênio assim que estiver disponível. No histórico de que a proporção de energias renováveis ​​no consumo total de energia na Alemanha deve aumentar para 41% até 2030, o SWM mostra que Munique está no caminho certo.

Os utilitários municipais estão trabalhando duro para impulsionar a transição energética na região e não apenas para atingir os objetivos climáticos, mas mesmo para superar. Munique, já mais de 54%com um conteúdo ecosstrômico de hoje, pode esperar o curso sustentável e continuará mostrando uma boa mão.

Para muitos, o objetivo da neutralidade climática completa é ambiciosa, mas o progresso que o SWM fez até agora é um sinal de que vale a pena buscar grandes visões. O foco está na proteção ambiental, enquanto o sucesso econômico das concessionárias municipais também é garantido no segmento de eletricidade verde. Enquanto isso, a expansão das energias renováveis ​​e a mudança das energias convencionais para soluções sustentáveis ​​são muito prioritárias. Munique em breve poderá brilhar como um modelo real para a proteção climática.

O Mwagen para os próximos anos está definido e o SWM mostra que eles estão prontos para investir no futuro, a fim de não apenas se concentrar ecologicamente, mas também economicamente no mapa do desenvolvimento sustentável. Como os vários números e investimentos provam, vamos a um futuro verde - e isso mesmo!

stadt-und-werk.de ) )

Details
OrtRiem, Deutschland
Quellen