Noite Econômica da Baviera: Hatz pede investimentos ousados ​​para o futuro

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O Ministro da Economia da Baviera, Söder, fala sobre investimentos, oportunidades e riscos na 16ª Noite Económica da Baviera em Riem.

Bayerns Wirtschaftsminister Söder spricht auf der 16. Bayerischen Wirtschaftsnacht in Riem über Investitionen, Chancen und Risiken.
O Ministro da Economia da Baviera, Söder, fala sobre investimentos, oportunidades e riscos na 16ª Noite Económica da Baviera em Riem.

Noite Econômica da Baviera: Hatz pede investimentos ousados ​​para o futuro

Ontem, dia 14 de julho de 2025, aconteceu a 16ª Noite de Negócios da Baviera, sob a égide da vbw - Associação de Empresas da Baviera. V. em vez disso. Este encontro comemorativo atraiu cerca de 500 convidados ao pitoresco pasto alpino da pista de corrida de cavalos em Riem. O orador principal foi ninguém menos que o primeiro-ministro da Baviera, Dr. Markus Söder, que enfatizou a relevância do evento durante o seu discurso e colocou a localização empresarial da Baviera no contexto dos desafios futuros.

Na assembleia geral anterior, Wolfram Hatz foi reeleito presidente da vbw. Hatz estava optimista em relação ao acordo de coligação do novo governo federal e ao optimismo económico associado. Elogiou particularmente os investimentos em infra-estruturas que foram iniciados e o chamado “reforço de investimentos” que já foi aprovado. Estas medidas destinam-se a contrabalançar o atraso na infraestrutura de transportes e na digitalização que assola a Alemanha há décadas.

Investimentos como chave para a competitividade

A necessidade de investimentos é indiscutível: as avaliações actuais do Instituto Alemão de Investigação Económica (DIW) mostram que os investimentos públicos poderiam aumentar significativamente a competitividade da Alemanha. De acordo com um cálculo, um volume de investimento superior a 100 mil milhões de euros aumentaria o produto interno bruto (PIB) em 1,5 por cento nos próximos quatro anos. Este desenvolvimento poderia, por sua vez, aumentar as receitas fiscais e, assim, aliviar a carga sobre os orçamentos públicos.

“Temos uma economia persistentemente fraca que sofre com as mudanças demográficas, a concorrência internacional e a descarbonização incompleta”, explicaram os especialistas do DIW. A percentagem do investimento público no PIB caiu cerca de um terço desde 1970 até à crise financeira. Embora tenha havido uma tendência para o aumento do investimento desde a crise financeira, a taxa permanece baixa, o que pesa sobre a produção e o desenvolvimento dos rendimentos.

Identifique riscos e desafios

No seu discurso, Wolfram Hatz também destacou os riscos existentes para as economias da Baviera e da Alemanha. Além da política alfandegária errática de Donald Trump e da crescente desglobalização, ele mencionou os conflitos armados em curso e iminentes. Hatz apelou aos políticos bávaros para que reforcem a confiança das pessoas na comunidade democrática e permitam que a economia social de mercado cumpra melhor a sua promessa de prosperidade.

A mensagem é clara: para sobrevivermos como economia, precisamos de uma política que reconheça proativamente as oportunidades e se concentre nos pontos fortes. O despertar económico na Alemanha e na Europa não é apenas desejável, mas necessário para superar com sucesso os numerosos desafios. A determinação política e os investimentos em infra-estruturas são cruciais para o futuro da Baviera e não só.