Alimentos orgânicos para todos: É assim que a alimentação sustentável pode ser alcançada na creche do dia a dia!
Em 9 de julho de 2025, o chef orgânico Christopher Hinze mostrará como implementar catering comunitário sustentável e econômico no workshop da AELF.

Alimentos orgânicos para todos: É assim que a alimentação sustentável pode ser alcançada na creche do dia a dia!
Foi um workshop emocionante organizado recentemente pelo Gabinete de Alimentação, Agricultura e Florestas (AELF) Ebersberg-Erding sob o lema “Orçamento pequeno, mas orgânico”. Foi demonstrado aqui que ingredientes regionais e ecológicos de alta qualidade podem ser usados na restauração comunitária, mesmo com um orçamento apertado. O renomado chef orgânico Christopher Hinze forneceu ideias impressionantes sobre como o planejamento, a criatividade e a estratégia podem ser usados para trazer pratos de alta qualidade ao prato sem sobrecarregar a caixa registradora. Relatórios semanais da Gazeta.
Os participantes, incluindo chefes de cozinha de creches, ficaram entusiasmados com os pratos preparados, como lentilha da montanha à bolonhesa e berinjela cordon bleu. Estas receitas não devem apenas promover o apreço pelos alimentos orgânicos, mas também servir como excelentes exemplos de uma alimentação diária. A ecotrofóloga Silvia Hilger também destacou que o desejo de integrar alimentos orgânicos na alimentação comunitária está em constante crescimento, não só por convicção, mas também devido a futuras exigências legais.
O quadro jurídico e os desafios
O mercado em rápido crescimento de alimentos biológicos é apoiado pelas directrizes até 2025, que exigem que as instituições estatais obtenham pelo menos 50 por cento dos alimentos que utilizam a partir da produção regional e biológica. Este é um passo na direção certa para permitir alimentos saudáveis e sustentáveis na restauração pública, como este Relatórios do Ministério Federal da Alimentação e Agricultura.
Cerca de 16 milhões de pessoas comem diariamente em estabelecimentos de restauração comunitária, incluindo seis milhões de crianças e jovens em creches e escolas. É, portanto, crucial que a dieta seja predominantemente baseada em vegetais, sazonal e cumpra elevados padrões de qualidade. A estratégia de nutrição do governo federal planeia estabelecer os padrões de qualidade da DGE nas instalações de restauração comunitária até 2030.
Soluções e suporte inovadores
Para responder a estes desafios, a AELF oferece apoio com auxílios de cálculo, dicas para planeamento de refeições e informações sobre oportunidades de financiamento. Uma valiosa ferramenta digital – “Our School Food” – estará disponível gratuitamente para as escolas na Alemanha a partir de setembro de 2024 e destina-se a ajudar a estabelecer ofertas equilibradas e sustentáveis. O Centro Federal de Creche e Alimentação Escolar também oferece apoio a instituições que desejam utilizar alimentos orgânicos, inclusive por meio de assessoria e ideias de receitas.
Outro aspecto interessante da restauração comunitária é o conceito de “cutucar”. Esta técnica de psicologia comportamental pode ajudar a promover escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis, por exemplo, colocando pratos saudáveis em destaque ou destacando-os com estações de serviço codificadas por cores. A aceitação e o sucesso de tais medidas aumentam à medida que mais pessoas envolvidas - desde crianças em idade escolar até chefs - são incluídas no processo, para que a cafetaria seja percebida como “sua”. Os destaques da BZFE que a restauração comunitária tem um grande potencial para tornar os alimentos saudáveis e sustentáveis acessíveis e atraentes para muitas pessoas.