Incêndio no Westend de Munique: Os bombeiros combatem as chamas por duas horas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 31 de outubro de 2025, ocorreu um incêndio em um prédio de escritórios de cinco andares em Westend. Corpo de Bombeiros de plantão, causa não clara.

Am 31.10.2025 brach ein Brand in einem fünfstöckigen Bürogebäude im Westend aus. Feuerwehr im Einsatz, Ursache unklar.
Em 31 de outubro de 2025, ocorreu um incêndio em um prédio de escritórios de cinco andares em Westend. Corpo de Bombeiros de plantão, causa não clara.

Incêndio no Westend de Munique: Os bombeiros combatem as chamas por duas horas!

Um incêndio em um prédio administrativo de cinco andares no distrito de Westend, em Munique, manteve o corpo de bombeiros ocupado por várias horas na manhã de sexta-feira. Por volta das 5h30, um funcionário de uma empresa de segurança percebeu chamas e fumaça na cobertura de um prédio vizinho e acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros. Isso despachou um carro de bombeiros, um carro de bombeiros especial e o serviço de comando para responder o mais rápido possível. No local, os serviços de emergência confirmaram a mensagem à chegada e utilizaram uma escada giratória para colocar uma mangueira no telhado, uma vez que inicialmente o acesso ao edifício não era possível.

O incêndio foi combatido no telhado com aparelhos respiratórios. O sistema de alarme de incêndio também foi acionado e os serviços de emergência só conseguiram combater o incêndio após a abertura do acesso ao edifício. Por fim, o incêndio foi extinto através da escada usando um hidrante de parede. Principalmente a queima de material de isolamento atrasou os trabalhos de extinção, que demoraram cerca de duas horas e envolveram 40 bombeiros. Atualmente não há informações sobre a extensão dos danos ou a causa do incêndio. A polícia iniciou uma investigação e vai apurar as causas.

Corpo de Bombeiros em constante operação

Tais operações não são incomuns no corpo de bombeiros de Munique. Os bombeiros da cidade estão de plantão quase todos os dias e estão disponíveis não só para incêndios, mas também para operações de resgate, desastres naturais e emergências animais. Outro tema são os desafios impostos pelo número cada vez maior de missões. Conforme relata o Süddeutsche, o corpo de bombeiros registrou um número recorde de 100.928 missões em 2024. Isso corresponde a um aumento de 25% em comparação com 2019.

As áreas de aplicação são variadas, desde a abertura de portas até grandes eventos como o Campeonato Europeu de Futebol de 2024, que exige uma preparação intensiva. Num caso notável, em 24 de dezembro de 2024, mais de 120 bombeiros e 60 equipes de resgate tiveram que evacuar todos os residentes durante um incêndio no telhado de um lar de idosos no distrito de Lehel.

Adaptando-se aos desafios crescentes

Para atender às necessidades da cidade em crescimento, foi anunciada a construção de dois novos quartéis de bombeiros. O corpo de bombeiros em Munique é atualmente composto pelo corpo de bombeiros profissional e pelo corpo de bombeiros voluntário, que operam juntos sob a direção do corpo de bombeiros no departamento de administração distrital. Cerca de 1.700 funcionários estão ativos, incluindo apenas 27 mulheres.

Além disso, a partir de 1º de setembro de 2025, será introduzido um novo ramo de treinamento no centro de controle, no qual serão treinados 20 jovens, incluindo oito de Munique. Tendo em conta as estatísticas de cerca de 900.000 chamadas para o centro de controlo todos os anos, das quais cada segundo cidadão em Munique faz uma chamada de emergência uma vez por ano, este aumento é urgentemente necessário.

No geral, o atual incêndio em Westend mostra mais uma vez os desafios que o corpo de bombeiros enfrenta todos os dias. A brigada de incêndio de Munique está sempre pronta para reagir de forma rápida e profissional, mesmo em situações críticas, como prova de forma impressionante o incidente de sexta-feira. tag24 relata mais sobre isso.