Munique: capital das ciclovias com 103 novas ciclovias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Munique está comemorando 103 ciclovias no distrito de Ramersdorf-Perlach, o que aumenta a participação do tráfego de bicicletas e melhora a segurança no trânsito.

München feiert 103 Fahrradstraßen im Stadtbezirk Ramersdorf-Perlach, die Radverkehrsanteil erhöht und Verkehrssicherheit verbessert.
Munique está comemorando 103 ciclovias no distrito de Ramersdorf-Perlach, o que aumenta a participação do tráfego de bicicletas e melhora a segurança no trânsito.

Munique: capital das ciclovias com 103 novas ciclovias!

Em Munique, tudo gira sobre duas rodas: a capital da Baviera tem a maior proporção de tráfego de bicicletas de todas as grandes cidades alemãs. Cerca de 21% das viagens diárias aqui são feitas de bicicleta, o que é particularmente perceptível no trajeto para o trabalho, com impressionantes 26%. A cidade deve isso, entre outras coisas, à sua extensa rede de mais de 100 ciclovias, o que a torna a “capital das ciclovias” da Alemanha. O prefeito Dominik Krause visitou recentemente a 100ª rua para bicicletas na Wilramstrasse, no distrito de Ramersdorf-Perlach.

Com um total de 103 ciclovias e uma extensão total de mais de 47 quilômetros, Munique tem muito a oferecer. Estas ruas especialmente marcadas dão prioridade aos ciclistas e a liberdade de andarem lado a lado. A velocidade máxima de 30 km/h garante que as ruas permaneçam seguras para os pedestres. Carros, caminhões e motocicletas só são permitidos com a placa adicional “Veículos motorizados livres”, portanto os ciclistas são maioria. Particularmente digna de menção é a primeira rua exclusiva para bicicletas em Freiham, acessível apenas a ciclistas e pedestres e com 850 metros de extensão.

Estagnação no ciclismo e infraestruturas que necessitam de investimento

O estudo “Mobilidade na Alemanha 2023”, publicado em 25 de março de 2025, também mostra que a proporção de domicílios com bicicletas elétricas aumentou de 8% para 21% e a distância média percorrida de bicicleta aumentou de 3,8 para 4,3 quilômetros. Ao mesmo tempo, o número de passageiros quilómetros percorridos por dia também aumentou e é agora de 118 milhões.

Potencial para a Alemanha como país do ciclismo

Se você olhar além dos limites da cidade de Munique, a Alemanha tem potencial para se tornar um país líder no ciclismo. Com apoio do Plano Nacional de Ciclismo, o governo federal pretende aumentar a proporção de bicicletas no trânsito. Os cientistas do Fraunhofer ISI criaram uma nova avaliação de potencial que leva em consideração fatores como a qualidade das ciclovias e a percepção de segurança. Esta análise é crucial porque as previsões de tráfego padrão muitas vezes subestimam o ciclismo.

A vontade de utilizar a bicicleta regularmente depende muito de factores subjectivos como a sensação de segurança e a qualidade da infra-estrutura. Somente se estes aspectos forem melhorados e for fornecida uma rede contínua de ciclovias é que o potencial da bicicleta poderá ser explorado. Num tal cenário, poderão ser alcançados progressos significativos nas áreas da mobilidade, do ambiente e da saúde até 2035.

Para Munique, isto significa que a cidade deve continuar a trabalhar na sua rede cicloviária e criar novas medidas para melhorar a infra-estrutura cicloviária, a fim de estar à altura do seu papel pioneiro. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas com os investimentos certos, Munique poderá não só tornar-se a capital das ciclovias, mas também um modelo para um país sustentável para bicicletas na Alemanha.

Para mais informações sobre os desenvolvimentos em Munique e questões relacionadas ao ciclismo, você pode encontrar os relatórios completos em Munique.de, ADFC e Fraunhofer ISI.