Barulho e lixo: Moradores lutam contra fantasmas noturnos dos supermercados!
Moradores de Obergiesing-Fasangarten reclamam do barulho noturno e do lixo vindo de um supermercado aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, na Dachauer Straße.

Barulho e lixo: Moradores lutam contra fantasmas noturnos dos supermercados!
Na área residencial em torno da Franz-Fihl-Straße, em Munique, um supermercado aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, na Dachauer Straße, está a causar excitação e descontentamento. Moradores reclamam das festas noturnas e do barulho causado pelas festas dos jovens e pelo funcionamento do supermercado. As autoridades recebem regularmente queixas sobre rugidos altos e ruídos de motores de carros que param por curtos períodos. Particularmente amargo para os moradores: de manhã, muitas vezes encontram garrafas vazias de gim, embalagens de salgadinhos e até cartuchos de gás hilariante nas calçadas e nos jardins da frente, o que estraga a imagem da parte tranquila da cidade. Estas perturbações desagradáveis na vida nocturna fazem com que os vizinhos questionem a aprovação de tais operações 24 horas por dia no seu bairro.
A comissão distrital de Moosach já está a tratar das reclamações recebidas e planeia discutir mais a fundo a questão nas suas próximas reuniões. Florian Simonsen, do SPD, abordou as preocupações dos residentes afectados e irá encaminhá-las para a inspecção distrital. Wolfgang Kuhn (SPD) também planeja entrar em contato diretamente com a operadora do supermercado para encontrar possíveis soluções. Os residentes gostariam particularmente de controlos policiais mais frequentes, especialmente à noite, para garantir mais segurança e paz.
Regulamentos e proteção contra ruído
A legislação sobre proteção contra ruído é clara: atividades que perturbem a noite de sono são proibidas a partir das 22h. às 6 da manhã. De acordo com isso Escritório de Advocacia Jung Os operadores de supermercados devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar impactos ambientais evitáveis. As entregas nas primeiras horas da manhã, em particular, podem ser vistas como perturbadoras do sossego noturno, sem falar no possível ruído que pode ser ouvido nos apartamentos residenciais acima dos supermercados. Os acórdãos do Tribunal Administrativo de Düsseldorf e do Tribunal Distrital de Lörrach, por exemplo, também estabeleceram limites claros para as emissões de ruído, a fim de proteger o sono das pessoas à noite.
Os residentes em torno de Franz-Fihl-Straße questionam-se se as operações 24 horas numa área residencial realmente fazem sentido e apelam a que tais empresas sejam melhor deslocadas para áreas comerciais. Isto não só levanta a questão de como dormir à noite, mas também da localização certa para esses supermercados. tz.de relata que os moradores esperam soluções que reduzam o ruído noturno e devolvam o bairro ao seu estado habitual.
A situação em Moosach reflecte um problema maior vivido por muitos residentes em áreas residenciais com modelos operacionais semelhantes. O diálogo entre os vizinhos afectados, a cidade e os operadores empresariais é necessário para encontrar uma solução que faça justiça a todas as partes e restaure a paz e a tranquilidade nas áreas residenciais.