Luto por Johann Diethart: chefe dos bombeiros morre aos 55 anos

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Johann Diethart, comandante de longa data do corpo de bombeiros de Wald am Schoberpass, morreu em 11 de outubro de 2025, aos 56 anos.

Johann Diethart, langjähriger Kommandant der Feuerwehr Wald am Schoberpass, verstarb am 11. Oktober 2025 im Alter von 56 Jahren.
Johann Diethart, comandante de longa data do corpo de bombeiros de Wald am Schoberpass, morreu em 11 de outubro de 2025, aos 56 anos.

Luto por Johann Diethart: chefe dos bombeiros morre aos 55 anos

Há tristeza na comunidade de Wald am Schoberpass: o chefe dos bombeiros Johann Diethart morreu em 11 de outubro de 2025, aos 56 anos, após uma doença curta e grave. Diethart é membro do corpo de bombeiros voluntários desde 1º de maio de 1995 e ocupou o cargo de comandante de 2004 a 2022. Christopher Rainer, sucessor de Diethart, descreve a perda como uma "enorme catástrofe" para seus colegas bombeiros e enfatiza seu impacto duradouro no corpo de bombeiros da comunidade. “Johann tinha muito conhecimento especializado e colocou seu coração e alma no trabalho”, disse Rainer em uma declaração inicial.

Uma bandeira negra foi hasteada no arsenal para marcar o luto e a perda. O prefeito Marc Landl expressou sua simpatia e enfatizou a disposição de Diethart em assumir responsabilidades, que sempre prestou atenção às preocupações financeiras do corpo de bombeiros. A qualidade do aperto de mão e as ações cuidadosas foram vistas por muitos como exemplares.

Compromisso e responsabilidade diversificados

Diethart demonstrou desde cedo uma grande paixão pelo combate a incêndios. Ele passou por vários cursos de treinamento e assumiu diversas responsabilidades, incluindo cargos como supervisor de equipamentos, encarregado de máquinas e instrutor. De 2009 a 2013 foi comandante de seção do corpo de bombeiros e de 2013 a 2023 foi subcomandante do corpo de bombeiros de área. Desde 2023, ele lidera a associação de bombeiros da área de Leoben como comandante do corpo de bombeiros da área. Sua compreensão técnica e empatia fizeram dele um contato confiável para muitos.

Alexander Siegmund, que era vice de Diethart desde 2022, descreveu o choque da perda repentina e destacou a diplomacia e acessibilidade de Diethart. Pessoa popular e prestativa, estava sempre pronto a ajudar os outros. Ele não só deixa um buraco no corpo de bombeiros, mas também no coração de seus familiares, especialmente de sua esposa Christa e de seu filho Michael.

apreciação de suas conquistas

Seus serviços também foram reconhecidos pelo comandante do corpo de bombeiros estadual LBD Reinhard Leichtfried, que descreveu Diethart como uma personalidade comunitária. Muitos prémios que recebeu ao longo da sua carreira sublinham o seu compromisso com os bombeiros, mais recentemente o FLA em Ouro. As inúmeras expressões de pesar deixam claro o quanto Diethart era valorizado e o quão profundamente sua perda afetou a família dos bombeiros.

Johann Diethart será lembrado como um exemplo de extraordinário comprometimento voluntário no corpo de bombeiros. O clube não perdeu apenas um líder competente, mas também um amigo. Em tempos de mudança, torna-se mais uma vez claro quão importante é o compromisso voluntário nas nossas comunidades e como personalidades como Diethart desempenham um papel fundamental na vida social. Condolências vão para sua família e amigos durante estes tempos difíceis.

Para mais informações sobre a importância do voluntariado no corpo de bombeiros, leia Kleine Zeitung e BFV Leoben. Além disso, o ZZF Potsdam oferece insights sobre o papel histórico do voluntariado na comunidade.