Armadilhas e ameaças de bomba: Oktoberfest em perigo!
Ataques em Lerchenau: Incêndio, armadilhas e ameaças de bomba na Oktoberfest em 1º de outubro de 2025. Suspeito encontrado morto.

Armadilhas e ameaças de bomba: Oktoberfest em perigo!
Em Munique, a Oktoberfest permanecerá fechada até novo aviso depois que armadilhas foram descobertas e uma ameaça de bomba foi recebida em 1º de outubro de 2025. A situação evoluiu dramaticamente quando moradores de Lerchenau relataram um incêndio em uma casa e ouviram “barulhos de estalo”. No local, os serviços de emergência encontraram não apenas uma casa unifamiliar em chamas, mas também várias granadas de mão com fios e o corpo de um homem supostamente ligado aos incidentes, segundo relatos. merkur.de.
A polícia, que convocou forças especiais para desarmar as armadilhas, conseguiu confirmar que o morto era o suspeito e suspeita-se que ele tenha preparado a casa dos pais com artefatos explosivos e depois tirado a própria vida. Perante os serviços de emergência, ele foi encontrado com ferimentos a bala em Lerchenauer See, enquanto outra pessoa desaparecida não representa perigo para o público, segundo a polícia. Infelizmente, outra pessoa também ficou ferida e posteriormente declarada morta n-tv.de relatado.
Evacuações e precauções de segurança
Cerca de 700 residentes dos edifícios residenciais circundantes foram evacuados e a polícia pediu que evitassem a área de Lerchenau, uma vez que eram esperadas perturbações significativas no trânsito. O Theresienwiese, onde acontece a Oktoberfest, fica a cerca de 9 quilômetros da cena do crime. O prefeito Dieter Reiter afirmou que a segurança dos cidadãos era a principal prioridade e confirmou a ligação entre a ameaça de bomba e os sons das explosões. Todos os residentes de Munique são incentivados a permanecer longe da área de perigo e a seguir as instruções das autoridades.
Situação de criminalidade e segurança em Munique
Os acontecimentos actuais estão a chamar a atenção para a situação de segurança na capital da Baviera. Nas estatísticas de criminalidade policial de 2024, Munique ocupa o primeiro lugar entre as grandes cidades alemãs pela 49ª vez consecutiva. Apesar das pessoas regressarem à cidade com mais frequência, as estatísticas de criminalidade policial revelaram uma diminuição geral da criminalidade. sueddeutsche.de mostra. No entanto, registam-se aumentos preocupantes em certas áreas, especialmente na violência e no roubo.
Apesar destas dificuldades, o Chefe da Polícia Thomas Hampel sublinha que Munique é uma cidade segura para se viver. No entanto, o aumento da criminalidade violenta, especialmente entre os jovens, lançou uma nova luz sobre os desafios que a cidade enfrenta.
A evolução dos últimos dias está a ser acompanhada de perto e as investigações estão em pleno andamento. O governo da cidade deixou claro que a segurança do público é a sua principal prioridade e os cidadãos são instados a estar vigilantes e a denunciar imediatamente qualquer atividade suspeita. Resta saber como a situação continuará, mas os residentes de Munique podem ter a certeza de que as autoridades estão a fazer tudo o que podem para garantir a segurança e a ordem.