Choque elétrico com risco de vida: homem cai após subir no trem em Munique
Em 10 de agosto, um homem de 30 anos de Ottobrunn foi gravemente ferido por um choque elétrico no pátio de triagem norte.

Choque elétrico com risco de vida: homem cai após subir no trem em Munique
Um grave acidente ocorreu no pátio norte de Munique em 10 de agosto, o que mais uma vez chamou a atenção para os perigos que cercam os sistemas ferroviários. Um homem de 30 anos de Ottobrunn, que havia consumido álcool com dois companheiros, subiu em um trem de carga estacionado e sofreu um choque elétrico com risco de vida. Ele chegou muito perto da linha aérea de 15.000 volts e caiu no chão de uma altura de cerca de quatro metros. Suspeita-se que a descarga elétrica tenha ocorrido devido à proximidade da linha aérea. Mas ainda não está claro se ele realmente tocou a linha aérea - a investigação da Polícia Federal ainda está em andamento. Este informou sobre o incidente, que também colocou em foco a situação de segurança nas instalações ferroviárias.
O homem não só sofreu queimaduras graves de segundo a terceiro grau em 40% da superfície corporal, mas também quebrou a clavícula. Seus companheiros, um jovem de 24 anos de Untermenzing e um de 33 anos de Dresden, prestaram imediatamente os primeiros socorros até a chegada dos serviços de emergência. O ferido foi imediatamente levado ao hospital porque passou de um choque a outro após o incidente. Seus pertences pessoais, como celular e óculos, também sofreram danos significativos na queda.
Uma noite amigável se transforma em um pesadelo
O acidente aconteceu por volta das 4h30 da noite de domingo, quando os três homens queriam aproveitar a festa. A abordagem não autorizada às instalações ferroviárias foi um erro perigoso. A Polícia Federal alerta por um bom motivo: subir em vagões ou aproximar-se de linhas aéreas pode ter consequências fatais. A eletricidade pode saltar pelo ar a uma distância de apenas 1,5 metros, segundo comunicado oficial da Polícia Federal e da Deutsche Bahn. Isto não deve ser subestimado, porque 15.000 volts fluem nestes cabos aéreos - isto é, 65 vezes a voltagem de uma tomada doméstica normal.
Os incidentes não são apenas uma questão de cautela, mas também de responsabilidade legal. De acordo com relatórios da Polícia Federal, o ferido está sendo denunciado por interferir perigosamente no tráfego ferroviário. Isto não só tem consequências pessoais para ele, mas também a possibilidade de disputa legal. Os danos na catenária, afectada pelo incidente, estão estimados em cerca de 5.000 euros.
A entrada nas instalações ferroviárias continua proibida, assim como o lançamento de pipas, drones ou aeromodelos perto dos trilhos. Tais atividades não são apenas arriscadas, mas também podem levar a outros acidentes. A Deutsche Bahn e a Polícia Federal lançaram, portanto, a campanha de segurança “Queremos que você chegue com segurança”. Um vídeo de apoio é fornecido para chamar a atenção para os perigos. Como a experiência tem demonstrado, estes acidentes resultam frequentemente em consequências graves ou mesmo fatais. Qualquer pessoa que tome medidas em território não autorizado está a jogar com a sua vida.
Em resumo, este incidente apela mais uma vez a todas as partes interessadas para que levem a sério os perigos associados às instalações ferroviárias. A reportagem através Rosenheim24 e Alemães do Sul ilustra a importância da educação e da prevenção nesta área. Todos devem estar conscientes dos riscos e evitar tais locais para não pôr em risco a sua própria segurança e a dos outros.
Para mais informações sobre os perigos da alta tensão nos sistemas ferroviários, visite o site Ferrovias alemãs.