125 anos de Thalkirchen: Da viagem de balsa até a diversão de lazer!

Erfahren Sie mehr über die 125-jährige Geschichte Thalkirchens und seinen bedeutenden Floßverkehr in München.
Saiba mais sobre os 125 anos de história de Thalkirchen e seu importante tráfego de balsas em Munique. (Symbolbild/MM)

125 anos de Thalkirchen: Da viagem de balsa até a diversão de lazer!

Em 21 de junho de 2025, Thalkirchen comemora um aniversário importante: 125 anos atrás, em 1º de janeiro de 1900, o distrito foi incorporado a Munique. Este evento foi profundamente ligado à história do tráfego de jangada. Um momento importante foi a base das áreas centrais do tráfego de jangada, que revolucionou o transporte de mercadorias por meio do ISAR. Já em 1268, Thalkirchen foi mencionado pela primeira vez por escrito e começou como uma pequena vila agrícola antes de se tornar o centro do tráfego de jangadas no século XIX.

O casamento da viagem de jangada de Munique ocorreu na década de 1860, cerca de 40 anos antes da incorporação. Naquela época, os jangados cobriam uma alta necessidade de madeira com seus barcos de madeira planos, que resultaram da industrialização. Helga Lauterbach, membro fundador do Flößer-Kulturverein de Munique-Thalkirchen, lida com a fascinante história dessa forma de transporte há mais de 30 anos. "A área de emergência no canal ISAR era um importante ponto de contato para os tocadores", explica ela. "No caminho, eles tiveram que superar numerosos obstáculos, como o Georgenstein, - isso foi um verdadeiro desafio!"

Do ramo de negócios para a diversão de lazer

Com o tempo, o tráfego de jangada sofreu um declínio: a construção do isartalbahn e a diminuição associada no trívio de madeira tornaram obsoleto o tráfego de jangada. A estação de trem Thalkirchner, cujas faixas correram entre Maria-Einsiedel-Straße e Mühlbach, agora abriu espaço para um supermercado. A partir de 1900, o tráfego foi tratado sobre as novas áreas centrais de Thalkirchen. Hoje, o tráfego tradicional da balsa se transformou em uma atração turística-todo ano, existem cerca de 500 a 600 jangadas.

A vida no rio sempre esteve ligada a tradições especiais. Os "Thalkirchner Bratwurst" eram especialidades locais durante o período de indulgência, que eram muito populares entre os peregrinos e costuras. POPE PIUS VI. Em 1780, concedeu uma indulgência completa à peregrinação, que aumentou significativamente o grau de conscientização da região. A Igreja da Peregrinação de Santa Maria Thalkirchen, cujo centro da cidade original agrupado, ainda é uma atração.

A última área da balsa e sua importância

Hoje, as áreas centrais de Thalkirchen continuam sendo a última área de jangada restante em Munique, enquanto as terras de jangada antes importantes como os países inferiores e os países superiores do passado pertencem. O último estava acima do Ludwigsbrücke e era importante para desmontar as balsas e o armazenamento de madeira - um fato que levou à nomeação da Holzstrasse. A área inferior foi a principal base para rafting em Munique por muitos anos e foi considerada um dos maiores portos fluviais da Europa em 1870.

Com o declínio gradual no tráfego de jangada, o uso da ferrovia também cresceu, que perdeu drasticamente o rafting como um meio de transporte. Há também um restaurante na área central hoje, convertido de uma vila do século XIX, que atrai moradores e turistas e mantém a história do passeio de jangada em Thalkirchen vivo.

A história de Thalkirchen e seu tráfego de jangada não faz apenas parte da história da cidade de Munique, mas também reflete as mudanças na sociedade e a economia que moldaram a região ao longo dos séculos.

Further information can be found at Hello-muenchen.de and on Wikipedia .

Details
OrtThalkirchen, Deutschland
Quellen