Berg Am Laim: Centro Cultural atrasado novamente - Cidadãos exigem clareza!

Berg am Laim kämpft weiter um ein Kulturbürgerhaus: Bauverzögerungen, Kosteneinsparungen und politische Auseinandersetzungen prägen die Situation.
Berg Am Laim continua lutando por uma casa cultural: atrasos no edifício, economia de custos e disputas políticas moldam a situação. (Symbolbild/MM)

Berg Am Laim: Centro Cultural atrasado novamente - Cidadãos exigem clareza!

Berg am Laim, Deutschland - Em Berg Am Laim, parece tudo menos rosado com a construção da longa casa cultural. O Comitê Distrital está irritado com os renovados atrasos anunciados nesta semana. A decisão sobre a construção, que originalmente deveria ser tomada em janeiro de 2025, foi novamente adiada por dois meses. "Algo está dando errado", diz Alexander Friedrich, presidente do Comitê Distrital (SPD), decepcionado com a situação. Finally, the necessary project order could only be submitted in July 2025, which the already long planning periods will continue to be delayed, such as the tz relatado.

A cidade apresentou recentemente uma proposta de poupança que mudou significativamente os planos para o centro cultural: um salão menor, menos salas de grupo e sem gastronomia, os custos de cerca de 35 milhões de euros devem empurrar cinco a sete milhões de euros. Essa decisão não vem sem resistência, porque Friedrich e Hubert Kragler, dos Verdes, criticam o bloqueio do departamento cultural e de alguns grupos do Conselho da Cidade. Kragler critica que os orçamentos reais permanecem incertos o que impede uma decisão precoce.

o longo caminho para o escritório cultural

O projeto de um escritório cultural em Berg Am Laim é um chapéu velho. A população anseia por arte e cultura desde os anos 80. Enquanto isso, há uma falta de salas adequadas para eventos no distrito. Durante a pandemia, os atores criativos já chamaram a atenção para si mesmos com apresentações de teatro no Behrpark e uma galeria de vitrines na loja do distrito. Mas o Centro Comunitário de Longo ainda está há muito tempo, e os cidadãos ainda precisam ser pacientes. Atualmente, um início de construção é estimado em 2026, pois SUEDDEUTS Robert Kulzer, da Associação de Patrocínio "Kulturgerhaus Berg Am Laim" tem idéias claras para o uso futuro da casa: uma construção ambiental e amigável ao clima, espaço para um centro de creche e instalações correspondentes para o centro de educação de adultos são importantes para ele. Ele enfatiza que, apesar de todos os atrasos, o progresso é feito, mas muito mais lento do que o desejado.

Desafios financeiros moldam a paisagem

As dificuldades relacionadas à Casa Cultural não são um caso isolado em Munique. Também há aumentos significativos de custos e atrasos em outros projetos culturais, como a sala de concertos planejada ou o futuro museu em Nuremberg. O setor público se vê, especialmente em tempos de gargalos financeiros por pandemia, forçados a procurar oportunidades de poupança, bem como

Bleiben Sie informiert: Jeden Abend senden wir Ihnen die Artikel des Tages aus der Kategorie Berg am laim – übersichtlich als Liste.

Portanto, é necessária a

Berg AM Laim - tanto os políticos quanto os moradores estão procurados para encontrar soluções criativas juntas, a fim de não perder de vista o sonho do escritório cultural. Resta saber se a decisão da construção será realmente tomada em julho. No entanto, uma coisa é certa: a vontade para o enriquecimento cultural é onipresente no município. Espera -se que em breve seja visível no final do túnel.

Details
OrtBerg am Laim, Deutschland
Quellen