Crise de pensão em Munique: luta contra a pobreza de 68 anos na velhice na vida cotidiana

Im Münchener Stadtteil Neuperlach kämpft die 68-jährige Annette Huber gegen Altersarmut und sucht finanzielle Hilfe.
No distrito de Munique, Neuperlach, Annette Huber, de 68 anos, luta contra a pobreza na velhice e está procurando ajuda financeira. (Symbolbild/MM)

Crise de pensão em Munique: luta contra a pobreza de 68 anos na velhice na vida cotidiana

Neuperlach, Deutschland - Na área da Grande Munique, mais de 10.000 pessoas vivem na pobreza na velhice, principalmente mulheres. A realidade para muitos idosos é frequentemente caracterizada por gargalos financeiros, como mostra o exemplo de Annette Huber. Neuperlacher, de 68 anos, trabalhou muito ao longo dos anos, mas hoje ela não faz sobreviver com sua pensão. Ele recebe segurança básica porque os pagamentos mensais pelo aluguel não são suficientes. Ela está procurando ajuda com a Associação de Ajuda Sênior de Lichtblick, na qual já recebeu apoio a uma jaqueta de inverno e uma nova geladeira. "É como superar procurar ajuda - eu me sinto um mendigo", diz ela, mesmo que tenha trabalhado para a vida toda. A associação também forneceu vouchers para alimentos, que Huber descreve como "ajuda rápida e não abrangente". Muennchen.t-online.de, o dependente da intenção é a intenção e a intenção para aumentar a intenção para a intenção e a intenção para aumentar a intenção para a intenção e

Mas Huber não está sozinho em sua necessidade. A proporção de mulheres dos idosos que são apoiados pelo Lichtblick é de 70 %. Muitas dessas mulheres costumavam cuidar da parte parcial para cuidar das crianças, o que leva a uma menor renda de pensão. Essa mistura de fatores específicos de gênero e pobreza na velhice torna o problema ainda mais claro: a taxa de perigo de ritmo de pessoas com 65 anos ou mais é de 19,4 % - um aumento preocupante que cresceu constantemente desde 2005. Portanto, mais de cada quinto sênior está potencialmente em risco de pobreza.

A maneira de apoiar

O Lichtblick Seniornhilfe foi fundado em 2003 e desde então se transformou em um importante ponto de contato para os pensionistas carentes. Eles começaram originalmente com o apoio de 70 idosos, enquanto hoje mais de 31.000 pensionistas receberam ajuda em toda a Alemanha, o que corresponde a um aumento de 94 % em quatro anos. Especialmente em Plattling, onde cerca de 50 pessoas mais velhas são cuidadas, mostra como é a ajuda urgente. As consultas diárias de aposentados que têm dificuldade em cobrir as necessidades básicas, como alimentos, moldam a vida cotidiana dos funcionários do clube. Como relatórios [alegria-through help.de] (https: // Freude- através do help.de/faelle-2024/wenn-fuer-fuer-ein-warmes-essen-feht-1746/), até organiza reuniões sociais para combater a solidão dos seniores.

O suporte é fornecido de maneira rápida e abrangente; Em média, um aplicativo precisa apenas de alguns dias a ser processado. Um exemplo disso é a aposentada Anna Hildegard R., que precisava de 100 euros para comer e recebeu esse apoio imediatamente. Os idosos de Munique também são afetados pelo problema que tem a ver com maior custo de vida e uma política de pensão ruim.

Demandas políticas e discurso social

Lydia Staltner, fundadora da Associação, campanhas veementemente por mais atenção política. Exige uma pensão mínima de 1.500 euros líquidos para garantir a segurança financeira para todos os idosos. A situação atual mostra que a cada quinto até cada quarta mulher a partir dos 65 anos de idade corre o risco de pobreza, enquanto nos homens a cota é um pouco menor. As razões para isso são diversas. Para as mulheres, reivindicações de pensão mais baixas geralmente surgem da criação de crianças e do trabalho na parte em tempo. Na faixa etária dos 75 anos, o risco de pobreza para idosos é de 21,8 %, para idosos é de 15,4 %.

O apoio social em nossa sociedade deve ser fortalecido para oferecer aos idosos uma qualidade de vida digna. Os desafios aumentam com a próxima onda da geração Baby Boomer, pois os números devem aumentar. A necessidade está lá - o suporte geralmente só vem através de doações. Ainda há muito o que fazer para combater a pobreza na idade neste país. Como Destatis.de, em 2023 o risco de pobreza na alemão foi um total de 15.5 por cento e é o tempo que é o tempo que a pobreza é um total de 15 %.

Details
OrtNeuperlach, Deutschland
Quellen